Notícias

Michele Collins quer frente parlamentar em defesa dos rios

O dia 24 de novembro foi separado, no calendário oficial pernambucano, para comemorar dois rios que fazem parte da identidade recifense: o Capibaribe e o Beberibe. Já nesta quarta-feira (23), no plenário da Câmara do Recife, a vereadora Michele Collins se pronunciou a respeito da importância dos cursos de água. Ela ainda anunciou a apresentação de um projeto de resolução que pretende criar uma frente parlamentar em defesa dos rios.

Leia mais…

Proposta garante obrigatoriedade de horários para visitação de pacientes

Diante da demanda há muito tempo apresentada pela população municipal usuária do serviço de saúde, o vereador Felipe Francismar (PSB) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de que todos os estabelecimentos de saúde, os quais ocorram internações, disponibilizem horários para visitação dos pacientes. A proposta encontra-se em tramitação na Câmara, aguardando os pareceres das Comissões de Legislação e Justiça e de Direitos Humanos.

Leia mais…

Almir Fernando comenta lançamento de edital para construção de hospital veterinário

O lançamento de edital para construção do primeiro Hospital Veterinário do Recife foi comemorado hoje, 12, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “No início da gestão do prefeito Geraldo Júlio, foi criada a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, comandada pelo vereador licenciado Rodrigo Vidal. Já foram realizadas várias ações como feiras de adoção de cães e gatos e campanhas de castração de cães e gatos. Uma grande ajuda em relação à proliferação de animais na nossa cidade. E hoje, o prefeito Geraldo Júlio está abrindo edital de licitação para construção do primeiro hospital veterinário do Recife. Uma ação digna de aplausos para o prefeito e o secretário”, disse.

Leia mais…

Câmara divulga balanço de atividades no biênio 2013-2014

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), considera que o poder legislativo municipal obteve um grande avanço neste biênio 2013-2014, quando a Comissão Executiva colocou em prática questões de clamor popular, como a realização do concurso público e do voto aberto. “Todos os 39 vereadores estão de parabéns. Em resposta às ruas, votamos e aprovamos em curto espaço de tempo medidas importantes para dar mais transparência às ações do legislativo. Além do concurso e do voto aberto, viabilizamos a Corregedoria e a Ouvidoria. Demos um salto qualitativo e democrático ouvindo a população, mas ainda temos muitos desafios pela frente, porém, temos a convicção de que estamos no caminho certo,” ressaltou.

Leia mais…

Direitos Humanos delibera 64 projetos de lei

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara distribuiu 64 projetos de lei ordinária durante a reunião que ocorreu na tarde desta quarta-feira (04). Todos elaborados pelos vereadores do Recife no ano de 2013. Segundo a presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), a meta é esvaziar as gavetas e zerar a pauta até o próximo mês de maio. “Ainda restam 100 outros projetos de 2014. Temos iniciativas importantes que aguardam o nosso parecer”, afirma a parlamentar.

Leia mais…

Reunião Pública debate restrições ao carnaval

A três semanas da abertura oficial do Carnaval, o vereador Raul Jugmann (PPS) realizou reunião pública na manhã desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal, para debater a realização da festa e da regulação imposta este ano pela Prefeitura, com apoio da promotoria de justiça de defesa da cidadania. “A Prefeitura estabeleceu novas diretrizes para o período do Carnaval neste ano de 2014, levantando críticas e elogios, mas também muitas dúvidas e protestos. O nosso objetivo é esclarecer dúvidas e aprimorar essas decisões. Houve uma série de reuniões das secretarias com os carnavalescos, mas o povo precisar saber o que será feito. A Câmara dos vereadores, abre espaço para essa discussão na intenção de promover maior debate entre o poder público, empresariado, blocos carnavalescos e a população”, justificou o vereador.

Leia mais…

Câmara do Recife vota hoje Política Ambiental do Recife

Uma das iniciativas que vêm sendo implementadas com o apoio institucional do Poder Legislativo e da sociedade civil, para promover o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento sustentado do Recife, a Política Municipal de Educação Ambiental será votada nesta segunda-feira, 17, pela Câmara Municipal do Recife. O projeto de lei 19/2014, de autoria do Poder Executivo, será votado em primeira discussão e precisa da maioria absoluta dos vereadores para ser aprovado.

Leia mais…

Jurandir discute requerimento sobre cinquentinhas

Requerimento de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS) solicitando audiência pública, dia 28 deste mês na Câmara do Recife, para debater a regulamentação das motos cinquentinhas e os acidentes de motos, foi aprovado, mas foi alvo de discussão a pedido do vereador Jurandir Liberal (PT). Ele disse que em outras ocasiões já havia se colocado sobre o tema.

Leia mais…

Livros paradidáticos de autores recifenses

As escolas públicas municipais do Recife terão que adotar pelo menos dois livros paradidáticos de autores recifenses para uso dos alunos matriculados na Educação Básica. É o que sugere o projeto de lei nº 224/14 de autoria do vereador Erivaldo Silva (PTC), em tramitação na Casa. A proposta visa valorizar os escritores recifenses, associando suas obras literárias às normas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Leia mais…

Aderaldo Pinto propõe requisitos para funcionamento de escolinhas de futebol

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) apresentou esta semana, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei número 185/2014, que dispõe sobre os requisitos para o funcionamento de escolas de futebol e a participação de atletas em formação, entre cinco e 17 anos de idade, em partidas oficiais, treinamentos e campeonatos, no Recife. “A escolinha de futebol ou centro de formação de atletas é um projeto educativo, que busca a integração das crianças com um grupo que não seja a sua escola e sua família. Deve ser um local em que a criança desenvolva disciplina, força de vontade e o sentimento de esportividade”, estabelece o projeto, que foi encaminhado para análise da Comissão de Legislação e Justiça.

Leia mais…

Maguari elogia reunião com bancada do Governo

Da tribuna da Câmara do Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) fez um discurso de elogio à Prefeitura da cidade nesta segunda-feira (13). O motivo foi a reunião ocorrida hoje na Casa entre integrantes da bancada de Governo e sua líder, a vereadora Aline Mariano (PPMDB). No encontro – que deve acontecer mensalmente –, os parlamentares puderam discutir a conjuntura política e as necessidades do município.

Leia mais…

Aimée Carvalho alerta para combate ao Aedes aegypti

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferiu, nesta segunda-feira (30), um discurso sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O pronunciamento, que foi feito da tribuna da Casa de José Mariano, abordou o recente surto de casos de microcefalia associados aos males transmitidos pelo mosquito.

Leia mais…

Vereadores repercutem morte causada por fiação da Celpe

Um jovem de 22 anos morreu eletrocutado por um fio da Companhia Energética de Pernambuco, a Celpe, em frente ao Shopping Tacaruna, no domingo 28. Ele é uma das mais de 100 vítimas de acidentes com a fiação da empresa, nos últimos seis anos. No plenário, durante a reunião desta terça-feira, 30, os vereadores lamentaram a tragédia e pediram melhorias nos serviços oferecidos pela Companhia.

Leia mais…

Aimée Carvalho parabeniza Olinda e Recife

O aniversário de Olinda e Recife, comemorado no dia 12 de março, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 11. “Venho prestar esta homenagem às cidades do Recife e de Olinda. Recife, a Veneza Brasileira, e Olinda, Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade estão soprando as velinhas. Recife com seus 478 anos e Olinda com seus 480 merecem o maior parabéns do mundo, por toda sua história e riqueza. A história das cidades irmãs começou com a povoação de Olinda, em 1535, palco do pontapé inicial do desenvolvimento de Pernambuco”.

Leia mais…

Mercados públicos podem ganhar concurso de comidas

A culinária dos mercados públicos do Recife é conhecida e apreciada por muitos, e para estes, difícil é escolher o prato mais saboroso. Um Projeto de Lei do vereador Marcos di Bria (PTdoB) quer incluir no calendário oficial do município um concurso para eleger as melhores comidas típicas servidas nos mercados públicos da cidade. A matéria tramita nas Comissões de Legislação e Justiça, de Educação e de Defesa dos Direitos Humanos. “O concurso Comida di Mercado será um incentivo importante para esses estabelecimentos que, neste dia, poderão a oferecer outros atrativos, além dos produtos e comidas locais”.

Leia mais…

Almir Fernando parabeniza Prefeitura do Recife

O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu, na tarde desta terça-feira, 26, a inauguração da Upinha 24h com serviços de atendimento hospitalar 24 horas, na comunidade da Linha do Tiro. “Ajudamos a Prefeitura a achar o melhor local, naquela comunidade para a construção dessa Upinha. Todo o bairro está muito satisfeito com mais uma promessa cumprida do prefeito Geraldo Júlio. Ele tem atendido as solicitações de todo o Recife”.

Leia mais…

Rinaldo Júnior convoca para ato contra reforma da Previdência

Amanhã, dia 15 de março, vários movimentos populares e centrais sindicais estarão nas ruas do Brasil contra as reformas trabalhistas e da Previdência Social. No Recife, o ato será na praça Oswaldo Cruz, a partir das 9h. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) lembrou hoje (14) da manifestação e concordou com a realização do ato.

Leia mais…

Luiz Eustáquio repercute eleição do Plano Nacional de Educação (PNE)

O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna na tarde desta segunda-feira, 28, para repercutir a eleição do Plano Nacional de Educação (PNE), que aconteceu no último dia 22, na Câmara dos Deputados. Um dos itens que seria votado na eleição do PNE é a obrigatoriedade do ensino da ideologia de gênero nas escolas públicas brasileiras. "Vou dar entrada em um requerimento nesta Casa contra a cartilha de Orientação Sexual".

Leia mais…

Comissão de Finanças distribui projetos

Onze projetos distribuídos, destes três de autoria do Executivo, foram analisados durante a reunião da Comissão de Finanças realizada no tarde desta quarta-feira, 25. Os vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB), Almir Fernando (PCdoB), Marcos Di Bria (PTdoB) , Marcos Menezes (DEM) ,além do presidente do grupo, Marco Aurélio (SDD), compareceram ao encontro.

Leia mais…

Vereadores analisam momento político e econômico do país

Produto Interno Bruto, índices de inflação e de popularidade, carga tributária e programas sociais foram alguns dos assuntos levantados pelo vereador André Régis (PSDB) para analisar o atual momento econômico e político do Brasil, durante a reunião desta terça-feira, 14. O discurso repercutiu no plenário e vários vereadores se pronunciaram sobre o tema.

Leia mais…