Notícias

Escritor Cássio Cavalcante agora é cidadão recifense

O jornalista e escritor Cássio Murilo Coelho Cavalcante recebeu o Título de Cidadão do Recife na manhã desta sexta-feira, 15, numa homenagem concedida pela vereadora Vera Lopes. “Hoje o Recife está mais populoso, a nossa cultura está enriquecida. Temos mais um cidadão. Um escritor para enriquecer ainda mais a nossa cultura. Um apaixonado por nossos valores. Não mede esforços para proporcionar o movimento da cena cultural, com essa ação defende, promove e valoriza a nossa cultura”. O escritor nasceu em Fortaleza, no Ceará, e mudou-se para a capital pernambucana em 1993.

Leia mais…

Vereador critica Seminário

O vereador Luiz Eustáquio (PT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 7, para criticar o seminário anti-proibicionista, que acontecerá hoje à noite no auditório central da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), com o tema “Além das Guerras as DROGAS: o Desafio de Novas Políticas para o Uso de Substâncias Psicoativas”. “Esse tipo de evento é um retrocesso para o nosso município”.

Leia mais…

Projeto do Executivo autoriza PCR a contratar 400 milhões de reais

Para garantir a realização de operações de crédito que têm por objetivo financiar a contrapartida de contratos para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), através da Caixa Econômica Federal, será votado hoje o projeto de lei número 14/2014, do Poder Executivo, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, marcada para as 15h. As operações envolvidas no projeto do financiamento da contrapartida são contratos do PAC e se dividem em CPAC Geral, CPAC Copa e CPAC Mobilidade.

Leia mais…

Leis municipais defendem direitos dos idosos

O Brasil está envelhecendo. Segundo o IBGE, até 2060 a população idosa deve ultrapassar 26,7% do total com mais de 58 milhões de idosos. A expectativa de vida deve saltar dos atuais 75 anos para 81 anos. Por isso, o país precisa se preparar para garantir qualidade de vida aos brasileiros na terceira idade. Na luta em defesa dos que já passaram dos sessenta anos, estado e sociedade têm um papel a desempenhar.

Leia mais…

Título de posse em Brasília Teimosa é tema de audiência pública

Para esclarecer o andamento do processo de regularização da posse de terra aos moradores de Brasília Teimosa e estabelecer prazos e metas mais claros na concessão dos títulos, a vereadora Aline Mariano (PSDB) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira, 10. “Na comunidade, cerca de 19 mil pessoas vivem uma luta que se arrasta por mais de 50 anos. Ela atravessa gerações e atormenta os dias de pessoas que além de investirem financeiramente em seus imóveis, possuem uma relação afetiva com o lugar”, disse.

Leia mais…

Câmara vota hoje projeto do ecotelhado

Será votado hoje, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, marcada para começar às 15h, o projeto de lei 67/2013, de autoria do Poder Executivo, estabelecendo que as edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos e não-habitacionais com mais de 400 metros quadrados de área de coberta deverão prever a implantação de “Telhado Verde” ou de “Ecotelhado”. A votação será em primeira discussão, ou seja, se o projeto for aprovado pela maioria absoluta dos vereadores presentes em plenário, como é de praxe, voltará para uma segunda discussão.

Leia mais…

Maguari diz que vai acompanhar obras na BR 101

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 26, para repercutir as obras de requalificação da BR 101. Ele destacou os benefícios que os serviços devem trazer para motoristas e pedestres que utilizam a via, e lembrou que cumprirá o seu papel de fiscalizador.

Leia mais…

Isabella de Roldão agradece aos eleitores

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) usou a tribuna na reunião plenária desta terça-feira, 18, para agradecer aos 5.125 eleitores que votaram nela. “Gostaria de registrar a minha gratidão às pessoas que saíram de suas cassas para votar, que saíram de suas casas com o interesse e o entendimento de que o Recife precisa ser discutido e precisa continuar nesse processo de avaliação crítica, sem abaixar a cabeça, sem amarras”.

Leia mais…

Eurico Freire repercute reuniões com a Polícia Militar

Com o aumento da violência no estado, o vereador Eurico Freire (Rede) procurou o Comando da Polícia Militar de Pernambuco para buscar medidas de apoio para a população. Na reunião plenária desta terça-feira, 20, o vereador falou sobre os encontros. “Já fizemos algumas reuniões nos bairros da Imbiribeira, Ipsep e Iputinga. Quero fazer um registro do quanto o Comando nos atende com toda a atenção e colocando-se à disposição para discutir a melhor forma de atuar nessas áreas. Vimos que existem iniciativas da polícia com a comunidade que criaram alternativas de comunicação, com alguns sucessos”.

Leia mais…

Almir Fernando comemora construção do Hospital Veterinário do Recife

A assinatura da ordem de serviço para a construção do Hospital Veterinário do Recife foi comemorada na Câmara hoje,6, pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). O prefeito Geraldo Julio e vários representantes da causa animal participaram da solenidade hoje. De acordo com a Prefeitura, a unidade iniciará os atendimentos em março de 2016.

Leia mais…

Marco Aurélio lembra prazos de emendas à LOA e PPA

O prazo de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA) 2014–2017 encerra-se no dia 24 e o vereador Marco Aurélio (PRTB) fez questão de dirigir-se à tribuna, hoje (4), para ressaltar o assunto. “Estamos marcando uma audiência no Plenarinho, próximo dia 27, para discutirmos as emendas apresentadas. Contamos com a colaboração e sugestões de todos os vereadores desta Casa. Até o dia 24 qualquer vereador ou vereadora pode apresentar a sua emenda".

Leia mais…

Aimée Carvalho quer mais segurança em postos de combustíveis

Os postos de combustíveis localizados no Recife poderão ser obrigados a afixar placas contendo critérios de segurança a serem seguidos pelos consumidores no momento do abastecimento de veículos. É o que propõe o projeto de lei da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que está em tramitação nas comissões temáticas da Casa de José Mariano e dispõe sobre regras de segurança para os postos de combustíveis situados no Recife. “A proposta tem como objetivo o bem estar dos consumidores e dos trabalhadores dessas unidades comerciais, já que muitas pessoas ignoram ou desconhecem as regras e dicas de segurança que merecem cuidados especiais por se tratarem de líquidos inflamáveis”.

Leia mais…

Vereador pede atenção para animais abandonados

O vereador Romero Albuquerque (PP), elaborou um Requerimento solicitando que a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) realize o resgate de animais abandonados no bairro da Macaxeira. Durante a reunião plenária de hoje (5), o parlamentar frisou que é preciso garantir a implementação de políticas públicas voltadas para os animais.

Leia mais…

Vereadores recebem prefeitura e sindicato dos ambulantes

Durou mais de três horas o encontro intermediado pelos vereadores do Recife que reuniu representantes da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e do sindicato dos Trabalhadores do Comércio Informal, nesta terça-feira, 03, na sala das Comissões. Em pauta o ordenamento da Avenida Conde da Boa Vista que resultou na retirada de camelôs do local. O presidente da Câmara Municipal, Vicente André Gomes (PSB), ponderou a necessidade de encontrar um consenso em que prevaleça o diálogo para uma solução entre as duas partes e franqueou a Casa como local para outras reuniões sobre o assunto.

Leia mais…

Vereador debate em audiência pública as eleições dos conselhos tutelares

O funcionamento dos conselhos tutelares do Recife e a eleição para escolha de novos conselheiros, marcadas para quatro de outubro, foram temas de audiência pública realizada pelo vereador Osmar Ricardo na manhã desta segunda-feira, 31, no plenarinho da Câmara Municipal. “Lutamos pela garantia da realização das eleições, dentro de um processo limpo, transparente e democrático”, defendeu o vereador, lamentando que há denúncias de fraude no processo eleitoral e de manobras para evitar a realização dele, uma vez que há questionamentos sobre o edital de convocação do pleito. Ao todo, há 133 candidatos a conselheiros tutelares, que concorrem a 40 vagas, em oito conselhos.

Leia mais…

Câmara do Recife avalia trabalhos legislativos no primeiro semestre de 2015

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), avaliou que o primeiro semestre deste ano na Casa de José Mariano foi “muito produtivo, em quantidade e qualidade, voltado a atender aos interesses da população”. Ele ressaltou que a atuação parlamentar ocorre em diferentes fases e instâncias, através de um conjunto de ações “e o somatório delas permite avaliar a dinâmica da Casa, comprovando o bom desempenho dos vereadores do Recife”. O recesso parlamentar começa segunda-feira, 6, estendendo-se até o dia 31. Os trabalhos parlamentares serão retomados em 3 de agosto. Durante o período de recesso, funcionarão as atividades administrativas da Câmara, no horário das 7h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.

Leia mais…

Michele Collins fala de cartilha sobre drogas

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) lançou a cartilha “Conversando sobre drogas” com o objetivo de complementar as ações de prevenção ao uso de drogas entre adolescentes. Utilizando uma linguagem clara e direta, a publicação faz parte do contexto de ações preventivas entre jovens. “A cartilha foi desenvolvida respeitando os princípios do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e as evidências científicas da literatura especializada”, destacou a vereador Michele Collins (PP) na tarde desta terça-feira, 24.

Leia mais…

Despedida de Priscila Krause emociona público

Impossível não se emocionar com a despedida daquela que é uma das mais competente e ativa parlamentar de oposição da Câmara Municipal do Recife. Depois de 10 anos de legislatura exercidos em três mandatos como vereadora, Priscila Krause (DEM) vai ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Fez história na Casa ao realizar oposição propositiva como ela mesma define. Sempre votou a favor de projetos que eram bons para a cidade sem considerar cor partidária, mas cerrou fileiras quando o bem-estar da população estava ameaçado e se colocou contra com garra e coragem. Jovem, fez trajetória de respeito na Casa de José Mariano por usa atuação contundente e coerente.

Leia mais…

Câmara derruba veto a projeto que divulga Lei do Acompanhante do Parto

O veto total dado pela Prefeitura a um projeto de lei de autoria da vereadora Michele Collins (PP) provocou uma discussão no plenário da Câmara do Recife nesta quarta-feira (22). O projeto nº 168/2014 visa divulgar, por meio de cartazes fixados nas maternidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município, o conteúdo da Lei Federal 11.108/2005, conhecida como Lei do Acompanhante do Parto. Após o debate, os vereadores votaram contra o veto e a favor do projeto, que deve ser enviado ao prefeito e promulgado em até 48h.

Leia mais…