Notícias

Projeto de lei que dá nome à Escola de Santo Amaro vai receber emenda

Um projeto de lei que trocaria o nome da Escola Municipal de Santo Amaro para Escola Municipal Vereador Severino Gomes Bria voltou para a análise da Comissão de Legislação e Justiça onde vai receber emenda para que o nome final seja Escola Municipal de Santo Amaro Vereador Bria. A mudança foi provocada pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) que chamou atenção para o descumprimento do Regimento Interno da Câmara do Recife. Segundo ele, o RI é claro ao proibir mudança de nomes tradicionais sem que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional seja consultado.

Leia mais…

Projeto do Telhado Verde é aprovado

O projeto do Poder Executivo que dispõe sobre a melhoria da qualidade ambiental das edificações por meio da obrigatoriedade de instalação do “telhado verde”, "ecotelhado" e construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem foi amplamente discutido na Câmara hoje, 16. A vereadora Michele Collins (PP) apresentou uma emenda ao projeto salientando que a proposta traria prejuízo aos templos religiosos.

Leia mais…

Pedindo mais participação, Ivan Moraes repercute ato de servidores

Participação política. Foi esse o tema que permeou o discurso que o vereador Ivan Moraes (PSOL) proferiu nesta quarta-feira (8), na tribuna da Casa de José Mariano. Ao tratar do assunto – que já havia sido levantado, durante a reunião, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB) –, Moraes convidou a população e os parlamentares para participarem de dois eventos. Ele repercutiu, ainda, a realização de um ato unificado que o Fórum dos Servidores do Recife realizou no pátio da Prefeitura nesta quarta-feira para estabelecer uma mesa de negociações.

Leia mais…

Audiência aborda situação das pessoas surdas do Recife

No Dia Nacional do Surdo – comemorado nesta terça-feira (26) –, integrantes da população com deficiência auditiva do Recife se reuniram na Casa de José Mariano para discutir os seus direitos. Após uma marcha pelas ruas da capital, movimentos formados por pessoas surdas se dirigiram à Câmara para participar de uma audiência pública sobre o tema promovida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

Leia mais…

Eurico Freire comemora Dia do Comerciário

O Dia do Comerciário comemorado hoje, 20, foi tema do discurso do vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta segunda-feira. “A origem deste dia está no século passado e representa a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, qualidade de vida e um maior reconhecimento. Antigamente essa classe era obrigada a cumprir jornada de trabalho superior a 12 horas diárias, incluindo domingos e feriados, sem direito a folga”.

Leia mais…

Vereador propõe instalar semáforos à base de energia solar

Os novos equipamentos de semáforos destinados à sinalização de trânsito, instalados nas vias públicas do Recife, poderão funcionar tendo por fonte de energia a utilização de energia solar. Isso é o que prevê o projeto de lei 27/2015, de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), que foi encaminhado esta semana à Câmara Municipal. O texto já foi distribuído para as comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, que analisarão e darão o parecer.

Leia mais…

Vereadora quer criar Dia Municipal da Educação

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) quer instituir o Dia Municipal da Educação no Calendário Oficial do Município do Recife. Para isso, encaminhou o projeto de lei 6/2015, que já foi aprovado em plenário e será distribuído para as comissões temáticas. A data a ser comemorada, de acordo com a proposta, é 28 de abril de todos os anos, pois faz referência a um encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação realizado entre 26 e 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, onde foi assinado um documento no qual os países se comprometiam a não poupar esforços, políticos e financeiros, para que a Educação chegasse a todas as pessoas do planeta até o ano de 2015.

Leia mais…

Osmar Ricardo comenta eleição de conselheiros tutelares

O vereador Osmar Ricardo (PT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 26, para fazer uma denúncia a respeito das eleições dos conselheiros tutelares do Recife. O vereador lembrou que a lei federal sobre as eleições menciona que em cada município haverá, no mínimo, um Conselho Tutelar composto de cinco membros, escolhidos pela comunidade local para mandato de três anos, permitida uma recondução. “Lembro que aqui, na cidade, esses conselheiros já estão no poder há 8 anos sem querer que haja outra eleição, que é regida por uma lei federal”.

Leia mais…

Almir Fernando faz apelo à Compesa e ao Governo Federal

A liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal à Prefeitura do Recife e a regularização do fornecimento de água em alguns bairros da cidade foram os dois apelos realizados durante o pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB). Em discurso realizado na tarde de hoje (30), o parlamentar ressaltou a importância da resolução das duas questões para a cidade.

Leia mais…

Osmar Ricardo faz debate sobre a gestão

A notícia da demissão de servidores municipais contratados por empresas terceirizadas que prestam serviço à Prefeitura do Recife levou o vereador Osmar Ricardo (PT) a debater sobre o assunto, na tarde hoje, 2. “Os servidores contratados pelas terceirizadas estão desesperados. Uma boa quantidade foi afastada e muitos são pais de família. A gente precisa de uma gestão que governe para o povo. Entendemos que existe uma crise, mas o mínimo que se pode fazer é, também, deixar a nossa cidade limpa, sem buracos e sem violência”.

Leia mais…

Aderaldo Pinto lembra importância da conscientização a cerca do lixo

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) alertou, na tarde desta terça-feira, 28, sobre o risco dos problemas relacionados ao lixo e pediu mais conscientização na hora do descarte de materiais como móveis velhos e entulhos, muitas vezes jogados em lugares impróprios. “Estamos chegando ao período do inverno e os problemas nas comunidades como caneletas estouradas, transbordamento de esgoto são presentes e muitas vezes ocasionados pela má educação dos moradores”.

Leia mais…

Michele Collins lamenta rejeição de projeto de lei

A vereadora Michele Collins (PP) lamentou que o projeto de lei de autoria dela propondo mudanças nos conselhos municipais de combate às drogas não tenha sido aprovado pelo plenário da Câmara do Recife esta semana. Reclamou que o Executivo enviou projeto de lei semelhante ao dela, atropelando a votação. Mas o vereador Romerinho Jatobá (PR) frisou que a colega havia sido procurada pelo líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN) para conversar sobre a proposta dela. Ele também disse que o PL da colega estava defasado e por isso a gestão enviou outro mais atualizado.

Leia mais…

Câmara recebe projeto de lei que cria o Código de Limpeza Urbana

Está tramitando em quatro comissões técnicas da Câmara Municipal do Recife o projeto de lei 10/2016, de autoria do Poder Executivo, que institui o Código de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do Município do Recife. O texto, que já cumpriu prazo de recebimento de emendas está sendo analisado pelos vereadores que compõem as comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; de Higiene, Saúde e Bem Estar Social; e a de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito para análise e emissão dos pareceres.

Leia mais…

Almir Fernando parabeniza programas do governo do estado

No último dia 17 de junho, o Governo de Pernambuco lançou os programas Quadra Viva e Ganhe o Mundo Esportivo. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a iniciativa, na tarde desta segunda-feira, 29. “A ação tem como objetivo aliar o desenvolvimento escolar à prática esportiva como forma de fortalecer o aprendizado dos alunos da rede estadual de ensino. Sou um defensor da prática de esporte da cidade e sempre lutei pela requalificação dos campos de várzea do Recife”.

Leia mais…

Amaro Cipriano Maguarí pede instalação de banheiros no metrô do Recife

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 10, para solicitar ao metrô do Recife a instalação de banheiros na área de uso dos passageiros. “O número de pessoas que circulam por dia por essas instalações é enorme e várias delas com problemas de saúde que precisam usar banheiros, muitas vezes negado pelos funcionários”.

Leia mais…

Aline Mariano critica requerimento de Rinaldo Júnior

A vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo, fez questão de subir à tribuna na tarde desta terça-feira, 6, para tecer críticas ao requerimento 3915/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB). O documento solicita a presença do prefeito com o intuito de esclarecer as denúncias veiculadas nos meios de comunicação, a partir das delações da empresa JBS envolvendo doações para campanhas.

Leia mais…

Vereador agradece homenagem

O vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu a homenagem prestada pela presidência e Mesa Diretora da Câmara do Recife ao colocar o nome do pai dele no estúdio do TV Câmara inaugurado recentemente. O ex-vereador Gilberto Luna, que ocupou uma cadeira na Câmara do Recife por seis mandatos e tem uma longa lista de serviços prestados à cidade, vai emprestar o nome ao estúdio.

Leia mais…

Amaro Cipriano elogia eleições dos conselhos tutelares

No último dia 4, milhares de recifenses puderam votar nas eleições para os conselhos tutelares. No total, 135 candidatos disputaram quarenta vagas nos oito conselhos tutelares das 6 RPAs. E o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) ressaltou o evento, durante a Reunião Plenária de hoje,13. “Quero parabenizar os conselheiros eleitos na última eleição e também o povo do Recife que saiu de casa e foi votar”.

Leia mais…

Isabella de Roldão debate educação em reunião pública

Para comemorar os 15 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que tem sido fundamental nas grandes discussões relacionadas com a educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou reunião pública na manhã desta quinta-feira, 6, no plenarinho da Câmara Municipal. O tema foi o Futuro da Educação no Recife. “É uma homenagem oportuna para a campanha, pois no final do primeiro semestre deste ano foi aprovada a Política Nacional de Educação”, lembrou a vereadora, acrescentando que, ao promover o debate, buscou entender os avanços da campanha e saber como se pode avançar e planejar as conquistas para os próximos 10 anos, que é o tempo de vigência do PNE.

Leia mais…

Vereador cobra da Prefeitura alimentação especial para crianças com microcefalia

A denúncia de que 40 crianças com microcefalia, moradoras do Recife, carecem de uma alimentação especial e correm riscos, por conta de que suas famílias não têm condições de prover a tal alimentação, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) a ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 10. A situação chegou até ele, conforme disse, através da União de Mães de Anjos (UMA) e o motivo de levar o assunto à Câmara, foi para cobrar da Prefeitura a provisão necessária para essas crianças.

Leia mais…