Notícias

Maguari cobra transporte de assistência

Transporte para quem precisa transitar entre órgãos do governo, como as delegacias e o Instituto Médico Legal (IML). Foi para defender essa ideia que o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16), durante a reunião plenária do poder Legislativo municipal. O parlamentar citou um caso que presenciou na última terça-feira (15) para embasar o seu pedido.

Leia mais…

Novo Regimento prevê modernização das Comissões da Casa

Durante toda a manhã desta quinta-feira, 17, a Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno esteve reunida na Sala das Comissões da Câmara Municipal do Recife. O tema em evidência, nas 10 emendas e 17 artigos lidos e analisados, diz respeito ao Capítulo 5 - das Comissões, e tratou de questões referentes à modernização do funcionamento das Comissões temáticas, tanto as Permanentes quanto as Especiais. A importância desses colegiados formados pelos vereadores em exercício, reside em diversos trabalhos desenvolvidos, a exemplo da análise e dos pareceres aos projetos do Legislativo e do Executivo.

Leia mais…

Câmara aprova convocação extraordinária

Os vereadores aprovaram durante reunião plenária desta segunda-feira, 12, a convocação extraordinária para o período de 23 a 30 de dezembro. A medida atende a solicitação enviada pelo prefeito Geraldo Julio e está prevista no artigo 18, parágrafo 1º, inciso 1, da Lei Orgânica do Município.

Leia mais…

Ana Lúcia celebra Dia da Empregada Doméstica e Dia da Educação

A Câmara do Recife aprovou nesta quarta-feira (26) dois votos de aplauso de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB) em homenagem a datas comemorativas. A parlamentar fez requerimentos para celebrar o Dia da Empregada Doméstica, que acontece no dia 27 de abril, e o Dia Internacional da Educação, comemorado no dia 28 deste mês. Professora e presidente da comissão permanente que trata da educação na Casa de José Mariano, Ana Lúcia distribuiu aos colegas papeis com citações sobre o tema.

Leia mais…

Médico Salvador Vilar recebe Título de Cidadão do Recife

Proposto pelo vereador Augusto Carreras (PV), desde ontem o médico urologista Salvador Vilar Correa de Lima é o mais novo cidadão recifense. A reunião solene foi presidida pelo vereador Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife. Para justificar a concessão da honraria, o autor disse que a Casa faz homenagens, mas em alguns casos, como o de agora, é ela quem recebe a homenagem ao agraciar um cidadão como o médico Salvador Vilar.

Leia mais…

Comissões analisam projeto “antibaixaria” nas artes

Depois de receber pareceres favoráveis das comissões de Defesa dos Direitos Humanos e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, o projeto de lei 117/2014, de autoria da vereadora Marília Arraes (PT), será reanalisado pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife. Ele também aguarda o parecer de mais uma comissão, a de Finanças e Orçamento, para ter condições de ser votado em plenário.

Leia mais…

Vereadora faz balanço dos trabalhos da Comissão de Direitos Humanos

A vereadora Michele Collins (PP) usou a tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira, 01, para fazer um balanço dos trabalhos realizados, nos últimos seis meses, pela Comissão de Direitos Humanos, a qual ela é presidente. “Fizemos um levantamento de todos os projetos que estavam parados e percebemos que existiam matérias de 2013 e 2014 que faltavam receber parecer. Dos 211 projetos parados conseguimos dar parecer a 90, o que corresponde a 43% dos projetos”.

Leia mais…

Jayme Asfora propõe criar o Dia do Advogado Trabalhista

O vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou o projeto de lei número 229/2017, que inclui o Dia do Advogado Trabalhista no calendário oficial do Município do Recife. A data deverá ser comemorada, anualmente, em 20 de junho, como “reconhecimento do mérito da advocacia trabalhista no fortalecimento da defesa dos interesses do trabalhador e da coletividade”.

Leia mais…

Wanderson realiza Audiência Pública sobre o monumento Cruz do Patrão

Informações de má utilização da área onde se localiza a Cruz do Patrão, no Bairro do Recife, levaram o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) a realizar uma Audiência Pública na manhã desta quinta-feira 28, para discutir as perspectivas de requalificação daquele monumento histórico. O encontro, que foi realizado no Plenarinho, teve a mesa de convidados formada pelo presidente do Porto do Recife, Olavo de Andrade Lima Neto; integrante do Observatório do Recife, arquiteto Francisco Cunha; e pela representante da Secretaria de Turismo de Pernambuco, arquiteta Marisa Jordão.

Leia mais…

Michele Collins celebra 19 anos do Ministério Recuperando Vidas com Jesus

A vereadora Michele Collins (PP) celebrou, em pronunciamento feito na Câmara do Recife nesta quarta-feira (18), os 19 anos do Ministério Recuperando Vidas com Jesus, que presta serviços a pessoas com dependência química. O projeto foi fundado pela parlamentar e por seu marido, o deputado Cleiton Collins (PP). “Tenho orgulho de participar desse ministério que tem salvado vidas”, disse a vereadora.

Leia mais…

Eurico repercute concurso para veterinários

Eurico Freire (PV) chamou a atenção para a carência de médicos veterinários para atuar na rede municipal. Lembrou em audiência pública realizada semana passada na Câmara do Recife que dos concursados, apenas 10 foram chamados. O concurso expira em março do próximo ano.

Leia mais…

Henrique Leite pede que reforço policial nas ruas não termine

Na semana passada, o vereador Henrique Leite (PT) cobrou mais segurança nas ruas do Recife. Hoje,8, ele dirigiu-se à tribuna para agradecer a Polícia Militar. “A violência a cada minuto acontece em nossa cidade. E, nessa cobrança da semana passada, solicitei que a Polícia Militar colocasse nas vias os policiais da Academia antes de lotá-los no interior, já que a emergência é na capital e Região Metropolitana. Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a PM, Secretaria de Defesa Social e o Governo do Estado”.

Leia mais…

André Régis fiscaliza volta às aulas

O ano letivo começou e o vereador André Régis (PSDB) deu início à fiscalização da volta às aulas na rede pública municipal. Ele disse que visitou 26 escolas e encontrou péssimas condições para alunos e professores. Segundo ele, em algumas o calor era insuportável, chegando a 34 graus centígrados, e com 12 alunos para nove cadeiras, sem pátios para recreação e outros equipamentos necessários. “A escola de Santo Amaro alcançou 5 pontos no Ideb contra a média do Recife de 4,3, e esta deveria ser a regra e não a exceção”.

Leia mais…

Comissão de Educação dá parecer positivo a quatro projetos

Um projeto de decreto legislativo e três projetos de lei receberam pareceres positivos da Comissão de Educação da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (9). Em reunião realizada na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, a comissão distribuiu ainda 14 projetos para a análise dos relatores. Estiveram presentes a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente do grupo, e a vereadora Aimée Carvalho (PSB), membro efetivo. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) também acompanhou a reunião.

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca obras da Operação Inverno 2015

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) dirigiu-se hoje (30), à tribuna da Câmara, para relatar ações que estão sendo executadas pela Prefeitura em alguns bairros do Recife, e que fazem parte da Operação Inverno 2015. O objetivo é minimizar os transtornos causados pelas chuvas.

Leia mais…

Estudantes de Direito visitam Casa de José Mariano

Conhecer a Câmara Municipal do Recife, seu funcionamento e organização. Foi com esse intuito que cerca de 70 alunos do segundo e do quinto períodos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco visitaram a Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16). A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

Leia mais…

Henrique Leite defende o Uber

Posicionar-se contra o aplicativo Uber, empresa de transporte privado urbano que trabalha baseada em tecnologia, é ir contra o futuro. Com essa opinião, o vereador Henrique Leite (PDT) disse, durante a reunião plenária desta terça-feira, 6, que defende o serviços da chamada “carona remunerada” porque está “do lado do consumidor”. Em seu entendimento, o Uber incomoda os donos de frotas de táxis tradicionais e os taxistas que pagam renda porque afetam o mercado de passageiros, e suas regras comerciais tradicionais, mas, sobretudo porque se trata de um serviço cuja tecnologia ainda não foi aceita e compreendida em sua totalidade. “Ele vem para atender uma demanda de serviços que está deficiente e consequentemente vem melhorar o bem estar do consumidor”, disse.

Leia mais…

Michele Collins repercute relatório da ONU sobre os direitos da criança

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu nesta terça-feira (13) um relatório lançado pelo Comitê Sobre Direitos da Criança, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo a parlamentar, o documento expõe a elevada participação de crianças em conflitos armados, a discriminação a crianças pertencentes a grupos minoritários, a situação de violência policial a que elas estão submetidas e as altas taxas de gravidez existentes entre as adolescentes.

Leia mais…

Vereador quer reunião entre a Guarda e a secretaria de Segurança

Durante a reunião plenária na tarde desta quarta-feira (08), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) agradeceu a recepção calorosa que recebeu dos demais parlamentares. Ele aproveitou para defender melhores condições de trabalho para a Guarda Municipal e o cumprimento da lei federal número 13.022 de 08 de agosto de 2014, que prevê a possibilidade de dotar as guardas municipais com armamentos convencional. “Nossa principal luta é pelo cumprimento dessa lei, já criada há algum tempo e que o município não regulamenta".

Leia mais…

Parlamentares pedem anulação da eleição para o Comdica

Vereadores de diversas bancadas da Câmara do Recife foram unânimes em criticar a eleição de conselheiros para o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente – Comdica – semana passada. Marília Arraes (PSB) puxou o coro de descontentamento. Para ela "a eleição foi uma verdadeira aberração, com urnas desaparecidas, compra de votos, cédulas eleitorais previamente assinadas".

Leia mais…