Notícias

Rinaldo Júnior parabeniza nomeações na Guarda Municipal

De acordo com a Prefeitura, a Guarda Municipal do Recife (GMR) ganhou o reforço de 357 servidores e o vereador Rinaldo Júnior (PRB) fez questão de elogiar a ação da gestão na tarde de hoje,6. “Para a minha alegria,venho à tribuna para parabenizara iniciativa da Prefeitura e do secretário Murilo Mendonça, que prometeu coletes para a corporação,e vem cumprindo a sua palavra. Foram chamados novos guardas do concurso realizado em 2014 e que estavam aguardando a posse”.

Leia mais…

Jayme Asfora quer fim de reeleição para mesa diretora

Repercutindo a decisão da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil de elaborar, por meio de sua Comissão de Estudos Constitucionais, um parecer sobre a legalidade da reeleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13) para tratar do assunto. Ele criticou a recondução do deputado Guilherme Uchoa à presidência Assembleia – cargo que o parlamentar estadual exercerá pela sexta vez seguida – e pediu que a Câmara do Recife adotasse restrições para prevenir casos semelhantes na Casa de José Mariano.

Leia mais…

Almir Fernando ressalta trabalho realizado durante o recesso parlamentar

O recesso parlamentar é o período em que as casas legislativas não funcionam no Brasil, um equivalente às férias a que têm direito os trabalhadores de um modo geral. O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou, na tarde desta quarta-feira, 04, que durante o recesso da Casa de José Mariano ele e vários vereadores continuaram trabalhando. “No mês de janeiro estivemos cobrando da Prefeitura inúmeras exigências dos moradores do Recife, como saúde, educação e segurança”.

Leia mais…

Chico Kiko defende prioridade absoluta para pessoas com 80 anos ou mais

As pessoas com idade igual ou superior a 80 anos terão prioridade absoluta, sobre as pessoas com idade inferior, no atendimento dos serviços oferecidos pelos órgãos da administração pública do município do Recife, assim como nos da iniciativa privada. É o que prevê o projeto de lei 54/2017, de autoria do vereador Chico Kiko (PP), que está sob análise das comissões de Direitos Humanos e Cidadania e de Legislação, Justiça e Redação.

Leia mais…

Câmara do Recife prestigia inauguração do prédio da Alepe

Representando o parlamento municipal, o presidente da Câmara do Recife Eduardo Marques (PSB) participou da inauguração da sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta quinta-feira, 29. Após 142 anos de funcionamento no Palácio Joaquim Nabuco, o legislativo estadual transferirá suas atividades, a partir de agosto, para o Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar.

Leia mais…

Wanderson Florêncio homenageia Cultura Afro Brasileira

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) realizou sessão solene, na manhã desta quarta-feira, 4, em homenagem à Cultura Afro Brasileira. “O Brasil é considerado o país que tem a maior população de origem africana fora da África e por isso, as manifestações daquele continente exercem influência nas música, religião e culinária no nosso dia a dia”, afirmou. Florêncio entregou diplomas a 30 pessoas e entidades que o seu gabinete escolheu como representantes da cultura afro-brasileira no Recife. O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de pessoas integrantes de grupos folclóricos usando roupas coloridas, além de tocadores de tambores e dançarinos.

Leia mais…

Reunião discute Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas

Aprovado no último dia 6 de maio, em Brasília, o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas visará uma melhor qualificação e ampliação dos serviços prestados aos dependentes de álcool e drogas. As comunidades terão um ano para implementar as novas medidas. E para esclarecer quais serão os novos caminhos a serem tomados pela CT’s, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma Reunião Pública, no Plenarinho, no início da tarde desta quarta-feira,17.

Leia mais…

Audiência pública debate Parque dos Manguezais e Vila Naval

Parlamentares, representantes de movimentos sociais e do governo municipal participaram de uma audiência pública promovida, na manhã desta sexta-feira (13), pelo vereador Osmar Ricardo (PT) para discutir sobre o Parque dos Manguezais, no Pina, e a Vila Naval, em Santo Amaro, onde atualmente residem 159 famílias militares. As áreas pertencem à Marinha do Brasil. “O objetivo desse encontro é ouvir a sociedade e as comunidades diretamente envolvidas, que podem contar com o nosso mandato, porque iremos defender o que é de direito”.

Leia mais…

Presidente e primeiro-secretário da Câmara participam de seminário do TCE

O presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), e o primeiro-secretário da Casa, o vereador Marco Aurélio (PRTB), participaram nesta terça-feira (24) do IV Seminário Tribunal de Contas de Pernambuco e Novos Gestores Municipais. O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aconteceu na sede da corte e contou com uma série de palestras sobre temas como processo orçamentário, limite de gastos no Legislativo e prestação de contas.

Leia mais…

Reunião Pública debate aedes aegypti e microcefalia

Números recentemente apresentados pelo Ministério da Saúde estão trazendo preocupação para Pernambuco. De acordo com o órgão, até o último dia 5 foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação. Neste período, o estado de Pernambuco registrou o maior número de casos (804). E o grande responsável pela anomalia é o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do zika vírus que, por sua vez, vem causando a microcefalia. Diante da situação local, os vereadores Aimée Carvalho (PSB) e Eurico Freire (PV) promoveram hoje, 11, uma reunião pública cujo tema foi: Aedes aegypti e a microcefalia. Como combatê-los?

Leia mais…

Vereador quer data para comemorar criação de Brasília Teimosa

Situada na zona sul do Recife, entre os bairros do Pina e Boa Viagem e área do Porto do Recife, o Bairro de Brasília Teimosa pode ganhar mais uma data para comemorar. É o que propõe o Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo Chera (SDD) que institui o dia 21 de setembro como data simbólica para celebração da criação do bairro. A proposta está em tramitação nas comissões temáticas da Casa de José Mariano. Caracterizada por uma linha contínua de recifes paralela à costa e bem próxima da praia, Brasília Teimosa surgiu da ocupação de uma área denominada Areal Novo.

Leia mais…

Michele Collins comemora regulamentação das comunidades terapêuticas

A resolução número 1, de 2015, do Conselho Nacional de Comunidades Terapêuticas foi publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, 28. “Trata-se de um marco muito importante, já que plantamos a semente desta resolução em 2011, quando representantes das comunidades terapêuticas se reuniram com a presidente Dilma Rousseff para cobrar a regulamentação dessas instituições”, comentou a vereadora Michele Collins (PP) ao comemorar a publicação na tarde desta segunda-feira, 31.

Leia mais…

Jayme Asfora comemora placas que favorecem travessia de pedestres

“Condutor: na conversão, a preferência é do pedestre”. Esta frase constará em placas indicativas nas esquinas de movimentação de trânsito da cidade, para facilitar a travessia de pedestres. A novidade foi comemorada na tribuna da Casa de José Mariano, nesta quarta-feira, 13, pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), autor do requerimento que solicitou a medida à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Leia mais…

Luiz Eustáquio fala sobre Plano Municipal de Educação

O Plano Municipal de Educação foi tema do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PT). Ele acredita que o Projeto do Executivo pode ser votado na Câmara até o dia 25 deste mês, dentro do prazo previsto na lei. A matéria já tramita na Casa em regime de urgência. “Entendo que o regime de urgência é sempre uma exceção, mas temos até o dia 25 apara aprovar o projeto, e acredito que os vereadores vão fazer um esforço nesta direção”.

Leia mais…

Marco Aurélio elogia vitória recifense na Olimpíada de Robótica

A vitória dos alunos recifenses na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) foi bastante comemorada na tribuna de hoje,3, pelo vereador Marco Aurélio (SDD). Os estudantes da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea, foram recepcionados no Aeroporto Internacional do Recife, ontem, pelo prefeito Geraldo Júlio. Com a vitória, a equipe vai representar o Brasil na RoboCup - campeonato internacional que será realizado no próximo ano, na Alemanha. “Foi um dia muito importante para os alunos da rede municipal do Recife. Nós temos é que comemorar”, ressaltou Marco Aurélio.

Leia mais…

Propostas do PPA e LOA recebem 112 emendas e são debatidas em audiência pública

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife debateu, em audiência pública realizada na manhã desta terça-feira, 8, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha o orçamento para o próximo ano e o Plano Plurianual (PPA), que contém o planejamento das ações em quatro anos de gestão. As duas propostas tramitam há um mês e o presidente da comissão, vereador Marco-Aurélio (PRTB), anunciou que ambas receberam, nesse período, 112 emendas, das quais 92 foram destinadas ao projeto da LOA e o restante ao PPA. A proposta orçamentária para 2017 estima uma arrecadação de R$ 5 bilhões e 993 milhões.

Leia mais…

Vereadora questiona dicas de segurança para as mulheres

A recente polêmica sobre as orientações dadas pela Polícia Militar às mulheres pernambucanas para evitarem ser vítimas de estupro, repercutiram na Casa de José Mariano. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) criticou severamente as dicas de segurança, na manhã desta segunda-feira, 19, afirmando que “há um inversão dos fatos, a culpabilidade da vítima”, destacando se “assustar ao acharem que a mulher deva sair com pessoas de sua confiança para que esteja segura e evitar o uso de bebida alcoólica”.

Leia mais…

Aimée Carvalho repudia performance artística

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (Mam) estreou o 35º Panorama da Arte Brasileira, onde ocorreu a performance do coreógrafo Wagner Schwatz . Ele se apresentou nu, permitindo que o público tocasse o seu corpo. Ao longo de uma sessão, uma criança que estava acompanhada pela mãe, interagiu com o artista tocando seu pé, enquanto ele ficou deitado sobre o chão. Durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (02) a vereadora Aimée Carvalho (PSB) considerou a performance ofensiva, propondo um voto de repúdio que foi aprovado pela maioria dos vereadores presentes no plenário.

Leia mais…

André Régis comenta pedido de CPI sobre a Celpe

O vereador André Régis (PSDB) usou a tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (4) para fazer comentários sobre o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende tratar da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e dos casos de acidentes envolvendo a fiação aérea do Recife. A iniciativa, que está em processo de tramitação na Casa, é de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS).

Leia mais…