Notícias

Jayme Asfora agradece recondução de mandato

O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna hoje,11, para agradecer os 8.657 votos recebidos nas eleições realizadas no último dia 2. O parlamentar fez questão de ressaltar a importância do voto e a forma como conduziu o mandato. “Mais de oito mil recifenses renovaram a confiança em meu mandato e gostaria de agradecer todos eles. Foi uma votação que muito me honrou e é uma dádiva ter a confiança dos eleitores diante da descrença atual na política. Credito essa votação à atuação parlamentar nesta Câmara e, também, no cargo de secretário executivo da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional do Recife”.

Leia mais…

Câmara debate reserva para pessoas com deficiência em contratos de prestação de serviços

Nesta terça-feira (31), a Câmara do Recife aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei nº 116/2016, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB). A matéria, que foi alvo de debate no plenário, diz respeito à reserva de vagas, nas contratações municipais para prestação de serviço com fornecimento de mão de obra, para pessoas com deficiências visual, auditiva, motora e cognitiva, além daquelas com transtorno do espectro autista.

Leia mais…

Vereador comenta problemas de alagamentos no bairro do Ipsep

Com a chegada das chuvas, o bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, é um dos que mais sofrem com alagamentos. O vereador Eurico Freire (PV) comentou o tema na tarde desta quarta-feira, 01. “Os moradores daquela região sofrem desde os anos 1980 com esse problema. Muitas vias importantes ficam intransitáveis. É preciso que se tome uma providência urgente para amenizar essa questão”.

Leia mais…

Hélio Guabiraba comenta obras realizadas no Recife

O vereador Hélio Guabiraba subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (31) para tecer comentários a respeito de obras realizadas no município. O parlamentar elogiou a Prefeitura pela construção de um habitacional no bairro da Iputinga e comemorou, também, o início das obras de recuperações do Campo do União, na Macaxeira.

Leia mais…

Grupo Som da Terra recebe homenagem

Aos 42 anos de existência, sucesso local e nacional, o grupo Som da Terra foi homenageado, com direito a reunião solene na Câmara do Recife, pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB). “O som feito pelo grupo revela nossas raízes, cultura e história. As canções exaltam nossa terra”. A cerimônia foi presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Leia mais…

Vereadores discutem projeto que autoriza CTTU a cobrar custos de serviço

Um projeto de lei de autoria do poder Executivo que pretende autorizar a cobrança de custos de serviços prestados em eventos privados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) esteve no centro das discussões da reunião plenária da Câmara Municipal na tarde desta terça-feira (29). Dentre as críticas levantadas ao projeto nº 22/2016 estavam o questionamento sobre a necessidade de se criar mais uma cobrança ao contribuinte e a indicação de possíveis problemas com o teor do projeto, que não chega a associar a autorização com a criação de uma nova taxa.

Leia mais…

André Régis agradece votação recebida

O vereador André Regis (PSDB) obteve 8.702 votos nas eleições realizadas no último dia 2, e dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje, 19, para agradecer a recondução do seu mandato. “Gostaria de agradecer a confiança de todos os eleitores. Esta votação indica que o caminho trilhado foi reconhecido e merecedor. Durante esses 3 anos e 10 meses dedicamos o nosso trabalho com respeito e princípios republicanos, elegendo como prioridade a educação”.

Leia mais…

Comissão de Legislação e Justiça aprova e distribui projetos

A Comissão de Legislação e Justiça promoveu encontro no final da tarde desta segunda-feira,18, para analisar diversos projetos de lei de autoria de vários parlamentares e distribuir 32 matérias entre os membros do grupo. Estiveram presentes os vereadores Romerinho Jatobá (PR), Carlos Gueiros (PTB), Alfredo Santana (PRB), Erivaldo da Silva (PTC) e Almir Fernando (PCdoB).

Leia mais…

Vereador quer regulamentação de mototaxistas

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) comunicou no plenário, nesta terça-feira, 22, que vai encaminhar um requerimento ao secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, solicitando a regulamentação do serviço de mototaxista no Recife. O motivo seria trazer mais segurança às pessoas que já usam o transporte informal, especialmente, na periferia. “Essa é uma prática muito comum no Recife, e não há controle nem fiscalização por parte da gestão municipal, o que aumenta os riscos para os passageiros”, alertou o parlamentar.

Leia mais…

Rinaldo Júnior chamou atenção para projeto da Vila Naval, em Santo Amaro

Ao ocupar a tribuna durante a realização do Projeto Câmara nos Bairros, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) chamou a atenção para uma audiência pública que a Câmara Municipal do Recife realizará no dia 20 de outubro para debater o Plano Específico Santo Amaro Norte, que é o projeto de requalificação urbanística da Vila Naval. Ele disse que a iniciativa da audiência é de sua autoria, subscrita pelos vereadores Ivan Moraes (PSol) e Alcides Teixeira Neto (PRTB). “Quero aproveitar para convidar a comunidade de Santo Amaro, pois esse projeto é muito importante para todos”,disse.

Leia mais…

Michele Collins lamenta pesquisa sobre o Brasil

A vereadora Michele Collins (PP) lamentou hoje (19), na tribuna, sobre uma pesquisa canadense divulgada pelo site MSN na qual coloca Brasil como um dos 13 piores destinos para se visitar no mundo. “Estamos acostumados a ler que o nosso país é um lugar apto para receber visitantes, mas dessa vez os dados mostram que o país serve de alerta aos visitantes pelos problemas econômicos, políticos, urbanos e de segurança”.

Leia mais…

Rede Legislativa de TV Digital é inaugurada

Já está no ar a Rede Legislativa de TV Digital que vai transmitir a multiprogramação da TV Câmara (canal 28.1), TV Alepe (canal 28.2), TV Senado (canal 28.3) e TV Câmara Recife (canal 28.4). A solenidade de inauguração ocorreu no início da tarde desta quinta-feira, 22, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa de Pernambuco, com a presença do secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, deputado Márcio Marinho (PRB-BA) e da coordenadora da Rede Legislativa, Evelin Maciel. A diretora do Departamento de Comunicação, jornalista Éden Pereira, representou a Câmara Municipal do Recife.

Leia mais…

Amaro Cipriano Maguari parabeniza governador Paulo Câmara

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) felicitou na tarde desta terça-feira, 07, o trabalho quem vem sendo realizado no estado de Pernambuco, através do governador Paulo Câmara. O vereador lembrou que só na cidade de Bonito Paulo Câmara deu ordem de serviço para requalificação das estradas que cortam as cidades circunvizinhas. “Além disso, esse mês será inaugurado em Bonito, um teleférico onde melhorará o turismo da cidade, aumentando o número de empregos ".

Leia mais…

Câmara realiza palestras para servidoras no Outubro Rosa

Duas atividades estão previstas na Câmara Municipal do Recife dentro das comemorações do Outubro Rosa, focalizando o público interno. Nos dias 19 e 26 haverá palestras no plenarinho, por iniciativa do Departamento de Pessoal, com temas voltados para o interesse da mulher, sendo o primeiro, “Embelezamento com foco na maquiagem”; e o segundo, “Os benefícios na modificação do estilo de vida”. O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Leia mais…

Vereador destaca serviços realizados na Zona Norte

O vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna na manhã desta terça-feira, 13, para repercutir os serviços que estão sendo realizados pela Prefeitura do Recife, em comunidades da Zona Norte da cidade. Ele lembrou que se trata da materialização dos pedidos feitos através de Requerimentos elaborados por ele e aprovados na Câmara Municipal do Recife. O recapeamento da subida do Alto Santa Tereza e a colocação dos refletores no campo que fica na comunidade. Bem como a pavimentação de um trecho da Avenida Chagas Ferreira e o recapeamento da Rua Antonio da Rosa Borges, em Nova Descoberta.

Leia mais…

Vereador repercute resultado de votação do TSE

Não imaginávamos que voltaríamos às ruas para pedir Diretas Já, no entanto, o vereador Ivan Moraes (PSOL) argumenta que a sociedade tinha duas alternativas durante o julgamento da chapa Dilma-Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral semana passada: cassar ou absolver. O pedido do PSDB pela cassação por identificar improbidade só veio a ser julgado três anos depois e concluiu pela absolvição, aliás desejada pelo governo e pelo PT. “Ficou clara a politização do julgamento pelo Tribunal. Parecia que nenhum dos dois lados queria ganhar. Torceram pela absolvição, porque hoje PSDB faz parte da base desse governo, e por outro lado não interessava ao PT”.

Leia mais…

Aerto Luna faz balanço de trabalhos da CLJ

Nesta quinta-feira (28), aconteceu a última reunião plenária que congregou os parlamentares da 16ª legislatura da Câmara do Recife. Aproveitando a ocasião, o vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna do plenário para fazer um balanço dos trabalhos da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), presidida por ele desde 2013.

Leia mais…

Alunos do Sesc visitam a Câmara e recebem aula sobre política

Para saber como funcionam os poderes Legislativo e Executivo, quais as atribuições de um prefeito, de um vereador e a necessidade de se votar conscientemente nas eleições, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível ensino médio, dos Sesc Santa Rita e Santo Amaro visitaram a Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 15. Eles receberam informações durante palestra que foi comandada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), no plenarinho. Em seguida, percorreram as dependências da Casa José Mariano para conhecer gabinetes, Sala das Comissões, Sala da Presidência, assessorias, plenário e as finalidades de cada um previstas no Regimento Interno.

Leia mais…

Chico Kiko comemora pavimentação de rua em bairro da Zona Oeste

“Ontem foi um dia muito importante para a Vila Tamandaré, no bairro de Areias. Após 35 anos de espera, a Rua Gil Rodrigues será calçada. Estive lá diversas vezes e acompanhei de perto as dificuldades da população”, contou o vereador Chico Kiko (PP) durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (31).

Leia mais…

Comissão de Legislação aprova expansão do Porto Digital

Partes dos bairros da Boa Vista, Santo Antônio e São José poderão ser incorporados ao Programa de Incentivo ao Porto Digital, criando uma Zona Preferencial de Expansão formada por toda a extensão da Avenida Conde da Boa Vista. O projeto de lei do Executivo altera a legislação que instituiu o programa mediante a concessão de benefícios fiscais aos estabelecimentos, contribuintes do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza. Tramitando em regime de urgência na Câmara, a proposta recebeu nesta segunda-feira, 21, parecer favorável da Comissão de Legislação e Justiça.

Leia mais…