Notícias

Vereador critica Plano Municipal de Educação

O vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara, criticou na tarde desta quarta-feira, 17, O Plano Municipal de Educação (PME), que norteará as políticas municipais para essa área pelos próximos dez anos. “Um plano de verdade só pode existir se tiver um objetivo e o que foi mandado à Casa foi algo sem objetivos. Era preciso que fossem traçadas metas ousadas para a melhoria da educação e isso não aconteceu”.

Leia mais…

Aline Mariano quer prazo para pagamento de cachê de artistas locais

Está sob análise da Comissão de Legislação e Justiça o projeto de lei número 128/2016, de autoria da vereadora Aline Mariano (PMDB), que Institui prazo para pagamento de artistas locais contratados pelo Poder Público no município do Recife. A vereadora propõe, através da matéria que a Prefeitura do Recife fique obrigada a realizar o pagamento do cachê dos artistas locais 50% antes da realização do evento e 50% até o 5º dia útil subsequente a partir da data da apresentação realizada.

Leia mais…

Ricardo Cruz exalta participação da Guarda Municipal no carnaval do Recife

“Fiquei muito feliz pela Prefeitura do Recife ter colocado os guardas atuando no carnaval. Eles fizeram um trabalho bonito, louvável e que teve repercussão satisfatória para toda a sociedade”. Os elogios do vereador Ricardo Cruz (PPS) foram trazidos ao plenário durante a reunião desta segunda-feira, 06, onde ele também exaltou a entrega pelo Executivo de fardamentos e de coletes para a categoria antes do início da festa.

Leia mais…

Amaro Cipriano Maguari destaca trabalho da Emlurb na desobstrução de canais

“A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) tem feito um excelente trabalho no que diz respeito à desobstrução dos canais do Recife. Com a utilização de equipamentos de primeiro mundo, o escoamento da água ocorre com mais fluidez, diminuindo a ocorrência de enchentes durante os períodos chuvosos”, enfatizou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (26).

Leia mais…

Michele Collins exalta o Dia da Bíblia

Hoje em dia mais de dez mil religiões existem em todo mundo. A bíblia por sua vez é considerada um dos livros sagrados da humanidade. E na tarde desta terça-feira 13, durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) falou sobre o Dia da Bíblia, comemorado em 11 de dezembro. “Esse é o livro com as revelações e ensinamentos de Deus para a humanidade. Por isso o homenageio nessa tarde. Ele guia meu caminho com o versículo que diz: Lâmpada para meus os pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, enfatizou.

Leia mais…

Jayme Asfora enaltece criação de Conselho LGBT

A discussão ao projeto de lei de autoria do poder executivo (PLE 60/2013) que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) gerou um amplo debate na Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira,22. As galerias da Casa de José Mariano ficaram lotadas por entidades e defensores da causa. O vereador Jayme Asfora (PMDB) considerou que a criação do Conselho significaria um Recife com menos exclusão.

Leia mais…

Projetos de Lei que tratam de Libras são aprovados na Comissão de Educação

Reunidos na tarde desta quarta-feira, 10, os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovaram sete proposições elaboradas pelos parlamentares da Casa de José Mariano, sendo quatro projetos de Lei Ordinária e três projetos de Decreto Legislativo. “Consideramos que a reunião foi produtiva, por termos analisado todas estas medidas que são importantes para a Câmara”, afirmou a presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB).

Leia mais…

Jadeval de Lima agradece obras nos bairros da Mustardinha e San Martin

Várias ruas nos bairros da Mustardinha e San Martin estão sendo recuperadas pela Prefeitura e o vereador Jadeval de Lima (PTN) ressaltou as ações, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,11. “Quero relatar aqui, na tribuna, que importantes serviços estão sendo realizados naquelas comunidades. Foram proposições de minha autoria e gostaria de comunicar a execução de obras, como o calçamento na Raimunda Coelho, na Mustardinha, e a terraplanagem nas ruas Doutor Expedito Lopes, em San Martin, e na rua Frutuoso de Barros, na Mustardinha”.

Leia mais…

Desembargador do TRT convida Câmara para Congresso

O combate ao trabalho infantil e os fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente das empresas. Estes dois assuntos serão abordados durante evento promovido pelo Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho da 6ª Região (Getrin6): o IV Congresso Pernambucano do Trabalho Seguro e o I Congresso Pernambucano de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. Na tarde desta terça-feira, 24, o vice diretor da Escola do Judiciário, desembargador Paulo Alcântara, visitou a Câmara Municipal do Recife para convidar os parlamentares a participarem do evento. Ele foi recebido pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), e pelo primeiro Secretário, vereador Marco Aurélio (PRTB).

Leia mais…

Luiz Eustáquio lembra ações do Dia da Bíblia

O Dia da Bíblia é comemorado no Brasil em 10 de dezembro. Na Câmara, a data foi marcada por uma reunião solene que homenageou o livro sagrado cristão e, também, entidades que desenvolvem trabalhos de evangelização, a exemplo da ONG Visão Mundial, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Igreja Batista da Capunga, Igreja Assembleia de Deus, Ministério Novas de Paz e a Convenção Batista de Pernambuco. A reunião foi lembrada pelo autor da iniciativa, vereador Luiz Eustáquio (Rede), na tarde desta segunda-feira, 14.

Leia mais…

Vereador faz agradecimentos após eleição de Natália de Menudo

Na reunião plenária desta segunda-feira (10), o vereador Estéfano Menudo (PSB) subiu à tribuna para fazer um discurso de agradecimento. O parlamentar viu sua filha – Natália de Menudo (PSB) – ser a oitava candidata eleita mais votada no pleito do dia 2 de outubro. A nova representante do povo recifense, que deve tomar posse no dia 1º de janeiro de 2017, acompanhou a intervenção do pai das galerias do plenário.

Leia mais…

Vera Lopes presta homenagem aos 40 anos de formatura de sua turma de medicina

A Câmara do Recife, por meio de requerimento feito pela vereadora Vera Lopes (PPS), realizou nesta sexta-feira (23), na Casa de José Mariano, uma reunião solene em homenagem à turma de medicina graduada em 1975 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A parlamentar, que se formou com o grupo, entregou uma placa comemorativa ao representante da classe, o médico Rodolfo Maria de Albuquerque Araujo, pelas quatro décadas da graduação.

Leia mais…

Vereador repercute audiência pública sobre cachês de artistas

O vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu na tarde desta quarta-feira, 12, a audiência pública promovida por ele, pela manhã, que teve como objetivo discutir o atraso no pagamento dos cachês de artistas locais em eventos realizados pela Prefeitura. Ele afirmou que o saldo da audiência foi positivo, tendo em vista o debate, a participação e o compromisso assumido pelo presidente da Fundação de Cultura, Diego Rocha. “Ele garantiu que os cachês em atraso serão pagos até o final deste mês de abril. Disse que até junho, voltará o Sistema de Incentivo à Cultura e será regulamentado o fundo de cultura, que possibilitará um aporte maior de recursos no área”, afirmou.

Leia mais…

Vereadores criticam gestão de transporte coletivo

A atuação do Grande Recife Consórcio de Transporte foi criticada pelo vereador Eurico Freire (REDE) durante a reunião ordinária desta terça-feira, 30, na Casa de José Mariano. Ele citou diversos problemas relatados por moradores de bairros como Ibura e Ipsep, usuários de ônibus nos terminais integrados de passageiros. “A reclamação é de que os passageiros ficaram sem as linhas antigas de ônibus que faziam um trajeto melhor e essa medida dificultou muito a vida dos trabalhadores, estudantes e de quem precisa se deslocar”, lamenta.

Leia mais…

Disciplina no uso da fala é discutida por comissão do Regimento

Em sua 13ª reunião desde que foi criada, a comissão especial que visa concluir o relatório final de revisão do Regimento Interno da Câmara do Recife discutiu temas relativos ao uso da fala em plenário pelos vereadores. O encontro, que aconteceu na Sala das Comissões da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (23), analisou quatro artigos do relatório e cinco das emendas apresentadas pelos parlamentares.

Leia mais…

Almir Fernando elogia obra na Guabiraba

"É com alegria e emoção que registro obras de pavimentação na avenida Assis Chateaubriand, no bairro da Guabiraba," disse o vereador Almir Fernando (PCdoB), no plenário da Câmara de Recife nesta segunda-feira, 04, lembrando que a obra, como muitas outras, são realizadas pelo esforço e luta dos vereadores da cidade, especialmente Felipe Francismar (PSB) e Hélio Guabiraba (PRTB), sem contar o apoio do deputado Estadual Francismar Pontes, que alocou verbas para a realização das mesma. “Não podemos esquecer de agradecer também ao Prefeito, que fez acontecer”.

Leia mais…

Michele Collins destaca Semana de Combate à Alienação Parental

Esta é a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Alienação Parental. O assunto foi tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), autora da lei que instituiu o evento no calendário oficial do Recife. Para ela, esses dias são uma oportunidade de esclarecer a população sobre o problema, suas consequências, identificar casos e orientar as vítimas.

Leia mais…

Aimée Carvalho realiza audiência pública sobre botão de perigo nos ônibus

Ele iria receber o nome de “botão do pânico”, mas agora poderá se chamar “de emergência”. Um letreiro com a palavra “perigo’, que inicialmente iria aparecer na fachada do ônibus em casos de violência, não mais será exibido. Essas duas alterações ao projeto de lei 59/2017, de autoria da vereadora Irmã Aimée Carvalho (PSB), foi o resultado da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 30, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Essas duas alterações aperfeiçoaram o projeto de lei que, acreditamos, vai ajudar a reduzir os assaltos dentro de ônibus que circulam pelo Recife. A matéria continua em aberto, esperando sugestões da população, mas o nosso desejo é que ela seja votada em plenário no mês de setembro”, disse a vereadora.

Leia mais…

Aimée Carvalho lembra Semana do Meio Ambiente

Promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), a Semana do Meio Ambiente acontece entre os dias 4 até 7 junho e foi elogiada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje (3). O objetivo da Semana do Meio Ambiente é atingir públicos diversos, desde estudantes das redes pública e particular de ensino até representantes de movimentos sociais que atuam com a temática ambiental, incluindo movimentos de catadores de materiais recicláveis e o público em geral que frequenta os parques da cidade.

Leia mais…

Osmar Ricardo tece críticas à saúde municipal

A possível contratação de uma empresa privada para administrar o plano de saúde dos servidores municipais foi o assunto levantado pelo vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,26. “A Prefeitura disse que iria apresentar uma proposta de uma empresa privada para que a mesma gerencie o plano de saúde municipal. Isto não deve funcionar. A gestão deveria discutir com as centrais sindicais uma boa alternativa para os servidores”.

Leia mais…