Notícias

Maguari fala sobre segurança pública

A violência tem ocupado uma escala crescente nos últimos anos. E ao tratar sobre segurança pública na tarde desta quarta-feira 23, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou da atual situação nas comunidades do município. “Sabemos que os subúrbios fazem parte da cidade, mas quando o assunto é segurança não é a mesma coisa comparando aos outros bairros. Os mais carentes precisam desse serviço da mesma forma que o resto da população”, argumentou.

Leia mais…

Estilista Magna Coeli é nova cidadã do Recife

Radicada no Recife desde 1971, a estilista paraibana Magna Coeli é filha de mãe costureira e pai alfaiate. Há 25 anos, seu talento para a moda e sua preocupação ambiental deram luz, na capital pernambucana, à marca Refazenda, que alia sustentabilidade e estilo. Por desenvolver um trabalho de ponta no Recife, a Câmara Municipal concedeu o título de cidadania recifense a Magna Coeli na manhã desta terça-feira (24), na Casa de José Mariano. O autor do requerimento foi o vereador Eriberto Rafael (PTC).

Leia mais…

Jairo Britto quer bicicletários em órgãos públicos e na PCR

Os órgãos públicos municipais e a Prefeitura do Recife ficam obrigados a construir e manter bicicletários em seus prédios e nos espaços públicos, caso seja aprovado e transformado em lei o projeto de lei número 22/2017, de autoria do vereador Jairo Britto (PT). A proposta está tramitando nas comissões de Planejamento Urbano, Obras e Meio Ambiente e de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal do Recife.

Leia mais…

Líder do Governo Aline Mariano defende 100 dias da gestão

Hospital da Mulher, Compaz Ariano Suassuna, feira nova de Afogados, Rádio Frei Caneca e Guarda Municipal foram algumas das obras e dos investimentos apresentados em plenário pela líder do governo na Casa, vereadora Aline Mariano (PMDB), durante a reunião desta segunda-feira, 10. “Nenhuma das obras entregues existiam nessa cidade. Geraldo Júlio inaugurou e transformou uma nova forma de fazer política e estamos aqui para defender os avanços e que as coisas possam acontecer como foi prometido pelo plano de governo, que será cumprido. Ele sairá consagrado como um dos melhores prefeitos do país”.

Leia mais…

Michele Collins lembra Semana Municipal do Parto Humanizado

A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (14), para destacar a importância do parto humanizado. Um projeto idealizado pela parlamentar originou a lei municipal nº 18.402/2017 que cria a Semana Municipal de Apoio e Conscientização sobre o Parto Humanizado, acontecendo na primeira semana do mês de maio.

Leia mais…

Presidente acompanha acordo inédito entre a PCR e a ONU

O presidente da Câmara, Eduardo Marques (PSB), representou a Casa de José Mariano durante a assinatura do acordo inédito de cooperação técnica entre a Prefeitura do Recife e o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC). O acordo foi selado na tarde desta quinta-feira (29) e na ocasião o parlamentar parabenizou as entidades em nome de todos os vereadores do Recife. Ele afirmou que “prevenir e combater as conseqüências do abuso das drogas faz com que nasça a expectativa de dias melhores para as pessoas. A Câmara está de portas abertas para contribuir com as políticas públicas para a área”.

Leia mais…

Vereadora homenageia União dos Evangélicos da PM

A União dos Militares Evangélicos da Polícia Militar de Pernambuco (UNEV) foi celebrada com discursos e músicas de louvor nesta segunda-feira (28), em reunião solene realizada o plenário da Câmara do Recife. A iniciativa, que homenageia os 25 anos da União, foi da vereadora Michele Collins (PP) e contou com a presença de políticos, religiosos e militares.

Leia mais…

Almir Fernando fala sobre demissões nas empresas de ônibus

Nos últimos meses, a economia do país tem enfrentado diversas mudanças que acarretaram no alto índice de desemprego. Na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre as tensões vividas pelos trabalhadores com a redução da oferta de emprego. “Hoje, a cidade parou em decorrência da greve que foi feita pelos motoristas e cobradores da empresa Caxangá. Temos como exemplo a empresa Urbana, que declarou para imprensa que todos os seus funcionários seriam aproveitados. Mas o que vemos é diferente: quase a maioria de seus colaboradores estão indo para rua”.

Leia mais…

Romero Albuquerque destaca Título de Cidadão a juiz de direito

O vereador Romero Albuquerque (PP) fez questão de ocupar a tribuna da Casa de José Mariano antes da votação dos pareceres, pela aprovação, ao projeto de Decreto Legislativo 41, de sua autoria. A medida concede o Título de Cidadão do Recife ao juiz de direito Adalberto de Oliveira Melo. O parlamentar destacou nesta segunda-feira, 27, que trata-se de um reconhecimento a um homem que se constitui “em um exemplo como pessoa e profissional”. O decreto foi aprovado em discussão única no plenário da Câmara.

Leia mais…

Ivan Moraes repercute audiência em defesa de população LGBT

Na manhã desta quarta-feira (24), a Câmara do Recife realizou, por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), uma audiência pública que discutiu políticas públicas em defesa da população LGBT. À tarde, durante a reunião plenária, o parlamentar subiu à tribuna da Casa para repercutir o evento.

Leia mais…

Comissão de Revisão da Lei Orgânica retoma as atividades

Com o fim do recesso parlamentar de julho, a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Recife voltou a se reunir nesta sexta-feira (11), na Casa de José Mariano, para discutir emendas que visam modificar artigos da lei maior do município. Por cerca de três horas, os vereadores do grupo debateram temas como o voto secreto para a apreciação de vetos do Executivo e a obrigatoriedade de realização de audiências públicas para temas que envolvam zoneamento urbano e política municipal de meio ambiente, por exemplo. A reunião foi liderada pelo presidente da comissão, o vereador Carlos Gueiros (PSB).

Leia mais…

Renato Antunes repercute audiência pública

“É necessário desenvolvermos cada vez mais políticas públicas educacionais para crianças com Síndrome Congênita do Vírus Zika. Após o surto que afetou Pernambuco em 2015, essas crianças atualmente estão com dois, três anos de idade e precisam ser incluídas na Rede Municipal de Ensino”, relatou o vereador Renato Antunes (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (06) ao repercutir audiência pública, promovida por ele, que aconteceu pela manhã, na Câmara Municipal.

Leia mais…

Vera Lopes quer interditar trecho de avenida para o lazer

O fechamento de um trecho da Avenida Boa Viagem com o objetivo de favorecer o lazer aos domingos é a proposta do projeto de lei 99/2016, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

Leia mais…

Comissão do Regimento de João Pessoa visita Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife recebeu, na manhã desta quarta-feira, 19, a visita de uma comitiva formada por vereadores da Câmara de João Pessoa (PB), além do procurador, do coordenador da Escola Legislativa e de assessores jurídicos. O objetivo do encontro foi conhecer a experiência da Casa de José Mariano na atualização recente do seu Regimento Interno. “Nós atualizamos o nosso Regimento em dezembro do ano passado e acreditamos que conversar com parlamentares de outras cidades, possibilite uma importante troca de experiências”, disse o vereador Marcos de Di Bria (PSDC), que recebeu a comitiva.

Leia mais…

Solene ressalta desafios enfrentados pelas mulheres

Comemorar o Dia Internacional da Mulher é muito mais do que fazer festa. E homenagens. É, sobretudo, um dia para se refletir sobre a condição da mulher nos dias de hoje quando, ainda, as diferenças entre homens e mulheres são imensas. Sem contar com a violência diária a que são submetidas. Pelo menos é o que pensa a vereadora Ana Lúcia (PRB), que promoveu a reunião solene realizada na Câmara do Recife, neste 8 de março, e que contemplou 50 mulheres de diversos segmentos com um diploma.

Leia mais…

Michele Collins destaca edital da Secod

A Secretaria Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), lançou no último dia 26, o edital que contrata vagas com entidades terapêuticas. A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira,1, para comentar a ação. “Gostaria de parabenizar a gestão pelo lançamento do edital. A Secretaria financiará 150 vagas e considero muito importante essa ação pois as comunidades desenvolvem um trabalho sério. Considero o número disponibilizado tímido. Poderia até ter sido mais ousado, levando em consideração o número de dependentes químicos em nossa cidade”.

Leia mais…

Parlamentar apela por manutenção de terminal de ônibus

O vereador Rodrigo Coutinho (SD) apelou pela manutenção do terminal de ônibus do bairro de Cajueiro. Segundo ele, o local existe há mais de 60 anos e corre risco de ser desativado prejudicando os moradores de diversas comunidades nas proximidades dali, como Campina do Barreto e adjacências. “Recebi muitas reclamações e pedidos para que o terminal que serve a tanta gente não saia de lá. Serão muitas pessoas prejudicadas sem as linhas de ônibus”.

Leia mais…

Vereadora Ana Lúcia realiza solene para homenagear mulheres

Numa solenidade festiva que lotou o plenário da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB) fez homenagem às mulheres, na manhã desta quarta-feira, 29, dando continuidade as comemorações do mês em que há um dia dedicado a elas. “Durante séculos, o papel da mulher foi marcado e restrito essencialmente às funções de mãe, esposa e dona de casa. Ao homem, estava destinado o exercício de uma profissão, de um trabalho remunerado fora do núcleo familiar. Com as atuais mudanças na legislação dos diversos países, pode-se pensar que não existe mais qualquer diferença entre homens e mulheres. Entretanto, isso fica reduzido ao âmbito da previsão legal, uma vez que a prática demonstra que há ainda muitos preconceitos em relação ao papel da mulher na sociedade”, alertou a vereadora.

Leia mais…

Ana Lúcia critica o número de vagas na Educação Infantil

A falta de vagas nas escolas da rede municipal do Recife para a Educação Infantil foi o tema do pronunciamento da vereadora Ana Lúcia (PRB), na tarde desta segunda-feira, 10. Segundo a parlamentar, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara e ocupa assento no Conselho Municipal de Educação, os conselhos tutelares da cidade fizeram 1.324 solicitações de vagas no ensino infantil e na última reunião do Conselho, foram contabilizadas 478 crianças fora da escola. “Isso é um dado real. São famílias que não têm o direito de deixar suas crianças nas creches”.

Leia mais…

Vereador enaltece Regimento Interno e participação popular

A aprovação do novo Regimento Interno da Câmara e a importância da participação popular foram os assuntos destacados pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 8. “Temos agora um regimento mais moderno e em sintonia com o parlamento de hoje. Mudaram as formas, procedimentos, mas ainda considero carente a participação popular. A mudança no Regimento Interno, assim como também será a Lei Orgânica nesta CAsa, foram iniciativas do vereador Carlos Gueiros, que conduziu e vem conduzindo muito bem os trabalhos.

Leia mais…