Grupos de motociclistas e associações recebem homenagem na Câmara

Associações e grupos de motociclistas de Pernambuco foram celebrados na Casa de José Mariano, na noite desta quinta-feira (21). O objetivo, de acordo com o autor da solene, vereador Wanderson Florêncio (PSC), é dar publicidade e reconhecimento aos grupos organizados que promovem o lazer e que também possuem cunho educativo e social. O vereador Aderaldo Pinto (PSB) presidiu o evento.

Existem mais de 3.200 moto clubes espalhados por todos os estados brasileiros e no Distrito federal. Considerando que o Brasil possui 5.570 municípios, pode-se dizer que praticamente todos os centros urbanos contam com os clubes. O estado que mais se destaca na quantidade é Pernambuco, com 643 clubes. Em segundo lugar, São Paulo com 407 moto clubes no estado.

Na tribuna, o vereador Wanderson Florêncio citou a história dos motoclubes. “A partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos motoclubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. Porém a popularização no Brasil, iniciou-se na década de 90, quando da liberação da importação de motos  e equipamentos pelo governo do então presidente Collor. O maior Motor Clube brasileiro era Os Abutres que perderam o lugar para a irmandade Bodes do Asfalto”.

O parlamentar também citou a importância dos grupos para a sociedade já que desenvolvem ações sociais. “Com postura de irmandade e solidariedade, os Moto Clubes destoam do imaginário popular e passam a ganhar cada vez mais admiradores e praticantes. Direcionam sua existência ao prazer de cair na estrada e acelerar suas motos como parte de um lazer familiar somado à responsabilidade social. Realizam trabalhos sociais em comunidades carentes de Pernambuco, entregando principalmente roupas e alimentos. Também desenvolvem trabalhos direcionados à educação no trânsito e na segurança dos motociclistas. Promovem palestras educativas e parcerias com o Detran com a finalidade de educar o jovem. E, também, buscam o aperfeiçoamento da legislação para proteger os companheiros com o uso dos capacetes e outros equipamentos de segurança. Logo, homenagear em nome do povo do Recife,  às associações e grupos de moto Clubes de Pernambuco com tanta gente boa é motivo de orgulho e felicidade para mim”.

Durante a reunião solene, Wanderson Florêncio fez questão de entregar certificados às personalidades que contribuem e que representam os moto clubes. “Todos com sua importância e dedicação, minhas homenagens são direcionadas a cada um de vocês, que contribuem com a valorização e fortalecimento dos Moto Clubes no estado de Pernambuco”.

Everaldo José Trindade, do Coyoty’s Motoclube,  disse que a solenidade foi recebida com satisfação e fez questão de detalhar a história do grupo. “Nossa historia começa em 1999  e em 2003 o nosso grupo foi oficializado. E, desde então, temos promovido trabalhos sociais, doações de alimentos e reformas de casas para asilos. Muitos olham para nós e têm medo por causa da roupa preta, barba por fazer. Mas por trás de cada um aqui, tem um ser humano e nós fazemos mais ações sociais do que muitas igrejas. O nosso espírito de ajuda é grande”.

Bastante emocionado, Everaldo José Trindade finalizou suas palavras dizendo que os grupos de motociclistas são bastante solidários. “Se alguém de vocês um dia precisar da gente, saibam que podem contar conosco, pois estaremos de braços abertos. Muito obrigado".

 

Os homenageados e homenageadas da solenidade foram:

1 - Coyoty´s MC Brasil

2 - KT Horro`s Locco`s MC

3 Casal Estradeiro de Cristo

4- Irmãos de Fé MC

5- Mulheres no Asfalto MC

6 - Esquadrão de Cristo MM

7- Imbatíveis MC

8- Pardal MC

9 - Abutres MC

10- Energia Moto Grupo

11- Raposa do Asfalto MC

12- LataNova Motorcycles

13 - Cristovão Sobral de Moura

14- Flávio Eduardo  Revoredo Rabelo Ferreira

15 - Sidia Araujo Souto

 

Em 21.06.2018 às 19h54 .

registrado em: aderaldo pinto