Izael Nóbrega é o mais novo cidadão do Recife

O mundo jurídico recifense, vários parlamentares, amigos e familiares marcaram presença no Plenário da Câmara, na manhã desta sexta-feira (21), para prestigiar a entrega do título de cidadão recifense ao advogado e Procurador-Geral da Casa, Izael Nóbrega. A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB).

Nascido em Patos, estado da Paraíba, Izael Nóbrega iniciou seus primeiros estudos na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus Amaro Branco, em João Pessoa. Em 1972, ingressou na Universidade Federal de Pernambuco onde formou-se em direito. No ano de 1986 exerceu o cargo de Chefe do Departamento da Procuradoria Jurídica do Município do Recife e também coordenou, supervisionou e organizou a implantação do Programa “Mutirão contra violência e ruas em Paz” na capital pernambucana.

A capacidade de trabalho do homenageado foi amplamente ressaltada pelo vereador Vicente André Gomes. “Izael Nóbrega é um nome de referência,dignidade e coragem jurídica para o pleno desempenho da sua profissão. Fruto de uma relação profunda com ex-governador Miguel Arraes, que era infalível na escolha das pessoas, Izael era uma das referências da grande confiabilidade. Sua determinação, tenacidade e vontade de servir à população o levaria a busca pelo concurso público, obtendo êxito em muitos certames”.

O presidente da Casa frisou que o título concedido a Izael Nóbrega é uma honra para a Câmara Municipal do Recife.  “Ele é quem dá confiança para todos os vereadores na formatação das dúvidas exercidas na Casa Legislativa. O título hoje outorgado é uma honraria concedida a Recife por tê-lo como filho. Não filho adotado, mas aquele que há muito adotara a própria mãe, a cidade do Recife, em cujas efervescentes relações com Vossa Excelência convivem a cumplicidade, o amor, o reconhecimento e gratidão por tudo vivido e pelo que ainda viverão numa direção única de amor, fraternidade e lealdade”.

Emocionado, o procurador Izael Nóbrega lembrou de pessoas especiais que poderiam estar presentes no evento. “Faço uma referência especial a pessoas que estariam aqui entre nós, fisicamente, como meu pai, Aprígio Trajano da Cunha e minha mãe, Severina Frazão Nóbrega da Cunha. Também cito o ex-governador Miguel Arraes com quem aprendi lições fundamentais para a vida pública. Quero dizer a todos os vereadores que sinto-me extremamente agradecido e, particularmente, ao presidente Vicente André Gomes”.

O homenageado também recordou da participação na capital pernambucana de movimentos sociais. “Destaco dois grandes momentos. Um movimento chamado “Causa Comum”, criado contra o reajuste da casa própria e outro, através de uma intervenção no bairro do Ibura, intitulado “Muro da Vergonha”.  Literalmente, derrubei o muro com os moradores e hoje, neste local, existe a praça da Vitória do Povo”.

Finalizando o discurso, o mais novo recifense recitou versos do compositor Antônio Maria, Frevo nº 3 do Recife: “Sou do Recife com orgulho e com saudade; Sou do Recife com vontade de chorar; O rio passa levando barcaça pro alto mar; E em mim não passa essa vontade de voltar; Recife mandou me chamar; Capiba e Zumba a essa hora onde é que estão; Inês e Rosa em que reinado reinarão; Ascenso me mande um cartão; Rua antiga da Harmonia; Da Amizade, da Saudade, da União; São lembranças noite e dia; Nelson Ferreira toque aquela introdução”.

Fizeram parte da composição da mesa o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; o presidente da Associação dos Magistrados de Pernambuco (AMEPE), o Desembargador Antenor Cardoso; o ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto; o Procurador-Geral do Estado, Cesar Caula e o presidente da OAB/PE, Pedro Henrique Alves.

Em 22.05.15 às 12h48.