Jayme Asfora celebra Dia do Procurador Municipal

“É uma categoria fortalecida e cada vez mais respeitada por esta Casa. Criar este dia foi um presente”, exaltou o vereador Jayme Asfora (PMDB), durante a reunião solene proposta por ele para celebrar o Dia do Procurador do Município do Recife, comemorado em 27 de maio. A data foi estabelecida por lei também de autoria do parlamentar. O evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no plenário da Câmara, marcou ainda os 35 anos da Associação dos Procuradores do Município do Recife (APMR).

Procurador do Estado desde 1995, Jayme Asfora falou do orgulho em exercer a profissão e destacou que é uma carreira siamesa da de Procurador do Município. “Na minha passagem pelo Poder Executivo, quando fui Secretário Municipal de Juventude e Qualificação Profissional, em 2014, eu vi por outro prisma essa categoria. A Procuradoria do Recife é o esteio da administração municipal porque dá qualidade ao gasto público e à ação pública”.

Em alusão ao cenário nacional, Jayme Asfora destacou o papel da advocacia pública na luta contra a corrupção e a impunidade. “Apesar de ser crítico de algumas ações da Operação Lava Jato, acho que ela foi uma das melhores coisas que aconteceu no País, nos últimos anos. Vejo nesse momento, do ponto de vista político institucional, o papel da Procuradoria para evitar atos de improbidade e corrigi-los quando houver, além de restituir o erário”. O parlamentar também frisou a importância da APMR. “A Associação sempre me deu chances e oportunidade de representar, aqui, a procuradoria e trabalhar em prol da sociedade do Recife, na promoção de justiça, desenvolvimento social e direitos humanos”.

Procurador Geral do Recife, Ricardo Correia afirmou que o Prefeito Geraldo Julio busca o fortalecimento da instituição e reconhece o empenho e a dedicação de todos que fazem parte dela. “A equipe de procuradores municipais é dedicada e altamente qualificada. Tudo que conseguimos galgar foi com o apoio deles e só tenho a agradecer por esta data que se perpetua. Neste momento do Brasil, acho que a advocacia pública se engrandece, se faz mais presente e se reafirma a cada dia”.

Já o Presidente da Associação dos Procuradores do Município do Recife, Gustavo Machado, disse que a data é um reconhecimento à categoria. “É com esse olhar e com esse simbolismo, que encaramos esta Lei e agradeço a Jayme pela sensibilidade. Trabalhamos na defesa do controle da legalidade, da moralidade e da causa pública. Que possamos juntos construir uma Procuradoria cada vez mais atuante na concretização dos interesses públicos”.

A solenidade, presidida pelo vereador Fred Ferreira (PSC), teve ainda a presença de Patrícia Lobo, Procuradora do Recife e vice-presidente da APMR, Izael Nóbrega, Procurador Geral da Câmara Municipal do Recife, Aluísio Xavier, Procurador aposentado e ex-secretário de Assuntos Jurídicos, e Ricardo Marques, Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-PE.

Em 25.05.17, às 12h23