João Teodoro da Silva é homenageado na Câmara

Por iniciativa do vereador André Ferreira (PMDB), o presidente do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (Sistema Cofeci-Creci), João Teodoro da Silva, recebeu a maior comenda da Câmara do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano. A solenidade aconteceu no plenário da Casa na tarde desta quinta-feira, 10, e contou com a presença de parlamentares, profissionais da área e líderes do segmento.

“João Teodoro sempre cumpriu de forma brilhante e competente todas as suas obrigações, exercendo com respeito os cargos que vem ocupando nesses anos. Hoje, esta Casa abre suas portas para praticar um gesto de justiça, procedimento constante daqueles que aqui exercem seus mandatos de forma democrática e respeitável”.  André Ferreira lembrou da trajetória pessoal e profissional do homenageado, que nasceu em Sertanópolis, Paraná, e formou-se em Ciências Físicas e Matemática pela PUC-SP e em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. “Dr. João absorveu um amplo currículo na área imobiliária assumindo a presidência do Sindicato dos Corretores do Paraná, do CRECI-PR por três gestões, e atualmente preside o Conselho Federal da categoria”.

O vereador destacou ainda a participação de Pernambuco no setor imobiliário e disse que o Estado é um dos que mais cresce no País. Segundo ele, o setor imobiliário tem sido uma das principais molas propulsoras da economia. “Graças a João Teodoro e a tantos outros corretores de imóveis presentes nessa solenidade, é que hoje existem mais de cinco mil profissionais em atividade no nosso Estado. Sinto-me honrado pela oportunidade de prestar essa homenagem a um homem respeitável, reafirmando o meu reconhecimento pela sua invejável trajetória de vida”. 

Em discurso emocionado, João Teodoro da Silva disse se sentir honrado com a Medalha e que por conviver com pernambucanos há mais de 17 anos, tem participado muito da vida do Estado. “É sem dúvida um dos mais, se não o mais sublime dos momentos da vida de qualquer cidadão. Compartilho com todos os corretores de imóveis do Brasil, em especial os de Pernambuco, a honrosa comenda”.

O homenageado falou da atuação política de José Mariano, patrono da Câmara, à frente de movimentos que promoviam a alforria, a defesa e a proteção dos escravos. “José Mariano sonhou com um país livre, democrático, educado, aculturado e com muita atitude. Sonhou, enfim, com um país de princípios, sem tragédias sociais”. Para João Teodoro, os corretores de imóveis também podem contribuir para tornar realidade o sonho do patrono da Casa. “Precisamos mostrar a que viemos e promovermos uma verdadeira interação de nossa profissão com a sociedade em que vivemos”.

Jurandir Liberal (PT), que presidiu a solenidade, também parabenizou o colega André Ferreira pela iniciativa. “Para nós é uma satisfação homenagear João Teodoro porque ele merece e honra esta Comenda”. Fizeram parte da mesa José Augusto Viana, vice-presidente do Conselho Federal, José de Souza Mendonça, do Conselho Federal de Pernambuco, Manoel Ferreira, deputado estadual e Anderson Ferreira, deputado federal. A sessão solene teve ainda a presença dos vereadores Almir Fernando (PC do B), Marília Arraes (PSB), Aerto Luna (PRP), Estefano Menudo (PHS), Maré Malta (PPS), Alfredo Santana (PRB), Romildo Gomes (DEM), Erivaldo da Silva (PTC), e de presidentes de Conselhos Regionais de vários estados como José Augusto Viana Neto (CRECI-SP), Sérgio Sobral (CRECI-SE), Waldemir Bezerra (CRECI-RN) e João Borba Netto (CRECI-PE).

Saiba mais - A profissão de corretores de imóveis foi regulamentada no Brasil em 1962 e hoje são cerca de 250 mil profissionais atuando em todo o País. O COFECI-CRECI é uma autarquia federal responsável pela regulamentação da profissão no País e pela fiscalização do mercado imobiliário.

 

Em 10.02.2011, às 17h45.