Josenildo Sinesio fala sobre leis de segurança nos bancos

O vereador Josenildo Sinesio (PT) comentou, na tribuna, na tarde desta quarta-feira, 28, a decisão da Febraban – Federação Brasileira dos Bancos de estender em todo o país a política de segurança aplicada inicialmente no Recife. As novas normas vigentes nas agências bancárias da capital de Pernambuco são fruto de leis elaboradas e aprovadas na Câmara. Uma delas, de autoria do próprio parlamentar.

“Antes parecia impossível um cliente ir a uma agência sem correr o risco de sair de lá sem vida. Um risco semelhante aos que passavam os funcionários destas agências. Tratamos desta questão ao longo de quatro anos e hoje vemos que há um tratamento diferenciado para todos”, avaliou o vereador.

Ele destacou que as leis foram cumpridas graças à pressão de vários órgãos como o Ministério Público de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social, a Polícia Militar, a Dircon e os Sindicatos de classes. No entanto a Febraban tentou recorrer várias vezes na Justiça contra a lei municipal, sendo derrotada em todos os casos. “Hoje ela (a Febraban) não tem outra saída a não ser colocar em prática os trâmites da lei e estendê-la para outras cidades. Estou feliz de ver que a população tem mais segurança nos bancos”.

Josenildo Sinesio também criticou a atuação da CTTU durante o domingo passado, quando vários estudantes chegaram aos locais de prova para prestar vestibular. Segundo ele, os engarrafamentos tomaram conta das áreas com muitas escolas, dificultando a chegada dos estudantes. Ele ficou preso num engarrafamento nas imediações da Avenida Mário Melo, em Santo Amaro. “Parece que a CTTU vive perdida no tempo e no espaço. O que ela está fazendo que não se dá conta dos eventos importantes, que todos sabem, vão complicar o trânsito?. Não tinha sequer um guarda para orientar os motoristas”, alertou. 

Em 28.11.12, às 16h.