Juiz José Targino recebe Medalha do Mérito José Mariano

A Medalha do Mérito José Mariano é uma honraria concedida a poucos ilustres cidadãos, aqueles que se destacaram por bons serviços prestados à cidade. João José Rocha Targino é juiz, nasceu em Pombal, na Paraíba, e desde 2000 faz parte do Projeto Criança Cidadã, idealizado pelo Desembargador Nildo Nery. Não é pouco. Por isso é merecedor dessa honraria, de acordo com a vereadora Aline Mariano (PP), autora da homenagem. A medalha foi entregue na noite desta quarta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal do Recife, em reunião solene presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PROS).

Aline Mariano fez questão de traçar uma narrativa da história da “Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque”, que surgiu em 2006 pelas mãos de José Targino, sempre preocupado com a socialização e a inclusão de crianças e adolescentes. “Mais de 360 jovens do Coque, Ipojuca e Igarassu fazem parte da Orquestra. Recebem instrumentos, almoço, fardamento, intercâmbio para estudar em outros países. Foram reconhecidos pela ONU e tocaram para o Papa Francisco”. A vereadora, no entanto, chamou a atenção para as dificuldades que o projeto enfrenta e se dispôs a formar uma comissão com deputados federais e senadores para ir ao Governo do Estado e à Prefeitura de Recife pleitear ajuda à iniciativa.

O homenageado, juiz João José Targino, dividiu a fala em quatro estações, como na música de Vivaldi. Na primeira, reportou-se à infância em Pombal, sertão da Paraíba, lembrando os pais, irmãos, escolas e as lições de solidariedade que aprendera com a mãe angariando donativos nas feiras para os mais necessitados. A segunda, em Campina Grande onde continuou os estudos. Na terceira, chegou à capital paraibana João Pessoa onde estudou Direito e de lá para o Recife, a quarta estação da vida dele, lugar em que permanece até os dias de hoje.

Foi juiz no sertão de Pernambuco, veio para Olinda e depois ao Recife, onde exerce a Coordenadoria Geral dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado. “Aqui tive oportunidades que não teria em meu estado natal. Por isso, esse projeto é uma forma de retribuir todo o débito que tenho com Recife e Pernambuco”.

 

Em 13.06.2018 às 20h07.