Jurandir Liberal assumirá presidência da Casa

O vereador eleito presidente da Câmara para o biênio 2011 / 2012 conhece bem o funcionamento do Legislativo Municipal. Cumprindo seu terceiro mandato na Casa, Jurandir Liberal (PT) já foi líder do governo e líder da bancada do PT (na época do então prefeito João Paulo) e ocupa a presidência da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, além de integrar a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito.

Engenheiro civil, Jurandir iniciou sua militância política em 1974, no Diretório Acadêmico de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi um dos fundadores do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (SINDSEP/PE), tendo presidido a entidade por dois mandatos, entre 1989 e 1993. Na sua vida sindical, participou da retomada do Clube de Engenharia de Pernambuco e do Sindicato dos Engenheiros, foi presidente da Associação dos Servidores da SUDENE (ASS) e diretor da CUT/PE.

Ele chegou à Casa de José Mariano em 2001 e, nas últimas eleições (2008), obteve 7.280 votos. Ao longo deste período, Jurandir Liberal apoiou o Poder Executivo em ações ligadas a áreas de Saúde, ampliação das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF); Educação, contratação de novos professores; Habitação, construção de casas populares; Serviço Público, valorização dos servidores; Infra-Estrutura e Assistência Social, fim das palafitas e criação dos programas Guarda-Chuva e Auxílio-Moradia; nos direitos das mulheres, criação da Coordenadoria da Mulher e do Conselho da Mulher. No campo dos direitos dos idosos é autor da Política Municipal do Idoso e do projeto de atendimento preferencial para esse público (idoso não entra em fila). Em 2008, o parlamentar foi relator da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor do Recife, aprovado em novembro do mesmo ano, ora em vigor.

Com a experiência de quem já liderou a bancada governista junto ao Poder Executivo, Jurandir assume, aos 61 anos, a responsabilidade de responder em nome de toda a Câmara do Recife. Além de atender, especialmente, aos anseios da população, ele estará representando um corpo inteiro de parlamentares e servidores nas negociações junto à Prefeitura. “Vou buscar dar continuidade ao um trabalho iniciado por outros vereadores do partido, como Dilson Peixoto, Josenildo Sinesio e agora Múcio Magalhães, que fizeram uma administração democrática, respeitando a todos nesta Casa. Para isso, peço o apoio de todos os colegas, para que a gente possa dar mais uma vez, um exemplo para o Recife e para as demais Casas Legislativas do país. 

.................

Na Câmara do Recife, tem se destacado pela ação parlamentar em defesa de maiores investimentos nas áreas de saúde, educação, trânsito e transporte público. Jurandir apoia a organização comunitária e luta por políticas sociais em defesa dos direitos humanos, dando maior atenção aos idosos, às mulheres e à juventude.

Dessa forma, atua diretamente na implantação de ações governamentais voltadas à geração de emprego e renda, melhoria do saneamento básico, entre outros serviços essenciais para a população recifense.

Em 11.11.2010, às 18h35.