Luiz Eustáquio sugere implantação de novas faixas de pedestres

Inspirado em experiências de sucesso de outras metrópoles em todo o mundo, o vereador Luiz Eustáquio (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 26/2015 que dispõe sobre a implantação de faixas de pedestres em diagonais nos principais cruzamentos do Recife. “A implantação de faixas diferenciadas nos cruzamentos com grande fluxo de pedestre facilita o deslocamento sem que haja prejuízos com a segurança, reduz o tempo de travessia e dos semáforos, e ainda contribui para a fluidez do trânsito”, justificou ao autor.

De acordo com a ementa, serão realizados estudos para identificação dos locais contemplados comfaixas de travessia de pedestres, que podem ser pintadas em diagonal dupla “X” ou diagonal única “/” nas principais avenidas do Recife. Durante a implantação serão instaladas placas educativas e semáforos de pedestres. Todos os procedimentos deverão ser realizados através de órgão competente designado pelo Poder Executivo Municipal.

Luiz Eustáquio reforça os bons resultados de iniciativas deste tipo. “Na cidade de São Paulo, o tempo de travessia para os pedestres no local onde foi implantada a faixa do modelo em “X” caiu de um minuto e meio para um minuto. Em outros países, como no Japão - bastante desenvolvido no aspecto de controle do tempo e mobilidade urbana - é comum a utilização de faixas em diagonal com o propósito de facilitar a travessia dos pedestres e garantindo, assim, a segurança conforme o tempo de travessia e controle dos semáforos em sua maioria monitorados”.

 

Em 28.07.2015