Luto oficial na Câmara Municipal do Recife

A Mesa Diretora decretou luto oficial por três dias na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 7, pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual Moacyr André Gomes, pai do presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB). Ele faleceu sexta-feira, aos 88 anos, por complicações cardiorrespiratórias e foi enterrado sábado. Há cerca de um mês estava internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

Moacyr André Gomes teve uma forte história política no Estado, permanecendo na vida pública por mais de 50 anos. Exerceu oito mandatos legislativos, sendo quatro de deputado estadual e quatro de vereador do Recife. O último, como vereador da capital, foi no período de 2001 a 2004. O primeiro, também como vereador, em 1963, antes do Golpe Militar.

Na Câmara Municipal do Recife, foram seus contemporâneos vereadores como Aristófanes de Andrade, Jarbas de Holanda, Lula Cavalcanti, Rubem Gambôa, Liberato Costa Júnior e Rivaldo Alain, que marcaram época no legislativo municipal. Sempre militante da esquerda, Moacyr foi preso pelas forças da repressão política, em 1964, e levado do pátio da Câmara Municipal do Recife para a sede do Dops por ter se recursado a votar a cassação do então prefeito Pelópidas da Silveira. Quem o libertou foi o capitão Feliciano André Gomes, que era seu irmão.

 

Em 1970, elegeu-se, pela primeira vez deputado estadual e foi reeleito para o cargo por mais três mandatos. Sua atuação esteve focada nas comunidades da Zona Norte do Recife, onde realizou, com recursos próprios, um trabalho social voltado à saúde da população mais desassistida pelos órgãos oficiais. Foi um dos fundadores do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Pernambuco e por esse motivo foi considerado um dos representantes da chamada resistência democrática nos anos de chumbo. O MDB virou PMDB.



Em 07.10.2013, às 11h.