Michele Collins homenageia PMPE e o Proerd

A vereadora Michele Collins realizou reunião solene nesta quinta-feira, 27, para comemorar os 190 anos de fundação da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), ocorrido no dia 11 de junho, além da passagem do Dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), instituído no dia 29 de agosto. O plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife ficaram lotados por oficiais da instituição, educadores, missionários e alunos de escolas atendidas pelo Proerd. O programa foi iniciado há 20 anos no Brasil e existe há 15 em Pernambuco. A data comemorativa no calendário de eventos do Recife foi criada pela lei 17.888/2013, de autoria da vereadora.

A solenidade foi aberta com a execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar. Quem presidiu foi o vereador Jadeval de Lima (PTN) e a mesa foi composta pelo coronel PM José Franklin Barbosa Mendes, chefe do Estado Maior PMPE; major PM Jailton Barros de Oliveira, coordenador executivo do Proerd; coronel PM Eduardo José Pereira da Silva, secretário Executivo de Segurança Institucional; Jailson Silva, membro da União dos Evangélicos  da PMPE. “A Casa de José Mariano tem a honra de homenagear a PMPE e os que fazem parte de um dos maiores e mais bem sucedidos projetos da Corporação, o Proerd, de fundamental importância, sobretudo, para o desenvolvimento social do nosso estado”, afirmou a vereadora Michele Collins no discurso de saudação.

Ela fez um histórico da PMPE e disse que surgiu por meio do decreto do então imperador D. Pedro I, que instituiu um corpo de polícia na Província de Pernambuco, em virtude da Confederação do Equador. Inicialmente, contou um efetivo de 320 homens. O primeiro Comandante-Geral foi o tenente coronel de 1ª Linha do Exército, Antônio Maria da Silva Torres. A instituição recebeu diversos nomes, como Força Policial da Província de Pernambuco, Brigada Militar de Pernambuco, Força Pública do Estado de Pernambuco, entre outros. A denominação PMPE foi instituída por meio de decreto de 1947.

Segundo a vereadora a Polícia Militar atua não só na preservação da ordem pública como também na realização de importantes ações sociais, a exemplo do Proerd. Ela acrescentou que Pernambuco tem 20.300 policiais militares, atuando em viaturas de duas e quatro rodas, a pé, a cavalo e em embarcações, com a finalidade de preservar a ordem pública e garantir a segurança, de forma integrada com a população. “Infelizmente, essa classe não vem sendo reconhecida como deveria, principalmente em virtude da exposição aos riscos e às intempéries que os policiais vivenciam. É preciso que o poder público dê uma atenção especial à corporação”, afirmou.

Ao dizer que considera “nobre e grandiosa a atividade policial”, ela fez um registro do trabalho desenvolvido pelos profissionais de segurança pública em parceria com a comunidade escolar. No caso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Relatou que o Proerd teve sua origem nos Estados Unidos da América, em 1983, com o nome “Dare” (Drug Abuse Resistance Education). Atualmente é desenvolvido em mais de 58 países. “Consiste em uma ação conjunta capitaneada pela Policia Militar de Pernambuco na comunidade escolar. Participam da iniciativa educadores, estudantes e sociedade, a qual disponibiliza estratégias preventivas visando promover os fatores de proteção, em especial, que favoreçam a cultura de paz e a prevenção do uso e abuso indevido de drogas  entre crianças e adolescentes”, explicou.

O corpo de instrutores e mentores do Proerd, como a vereadora esclareceu, é composto por policiais militares voluntários, os quais passam por um rigoroso treinamento na área da prevenção de drogas. Por meio de material desenvolvido para este fim, o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas, as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável.

“O trabalho dos instrutores, além de estimular as crianças e adolescente a resistirem às drogas, fortalece o relacionamento do policial com a comunidade, integralizando preceitos inerentes à qualidade de vida, à dignidade da pessoa humana, entre outros. É importante registrar que as escolas, ONGs e outros órgãos interessados nos cursos oferecidos pelo Proerd podem entrar em contato por meio do seu sítio institucional: proerdpe.blogspot.com.br.

Michele Collins fez um alerta. “Muito me preocupam os rumores de desarticulação e desmontagem do Proerd. Ouvi pessoas dizerem, num congresso que participei em Brasília, que essa estratégia está ultrapassada. Precisamos ficar atentos a essa tentativa de ofuscar um trabalho que dá resultados”, disse. Em seguida, ela elogiou os policiais militares, que são profissionais “que merecem nossa admiração e nosso respeito, ao exercerem um trabalho abnegado, em prol da sociedade. Muitos o fazem por missão e por chamado”, disse.

Após o discurso, houve a entrega de placas comemorativas ao coronel PM José Franklin Barbosa Mendes, chefe do Estado Maior PMPE e ao major PM Jailton Barros de Oliveira, coordenador executivo do Proerd. Os estudantes cantaram o Hino do Proerd. O coronel Eduardo Pereira, da União dos Evangélicos  da PMPE, fez um discurso poético e disse que os policiais são “homens e mulheres que arriscam suas vidas para trazer segurança à sociedade” e completou que a vereadora Michele Collins e o marido deputado Cleiton Collins “realizam um trabalho que ajuda os órgãos de segurança , que é o combate ao uso de drogas, um trabalho sem custo, cujo único combustível é o amor”.

No discurso de agradecimento o coronel José Franklin Barbosa Mendes disse que a PMPE chega aos 190 anos com a mesma vitalidade dos primeiros dias, “sempre protegendo os cidadãos”. Ele disse que a corporação está presente em todo o Estado, cumprindo as obrigações constitucionais. “Em todos os eventos, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair”. Disse, ainda, que o policial militar é “forjado para evitar a criminalidade, mas sobretudo para pra proteger as pessoas. Não somos infalíveis, mas buscamos a eficiência”.  Após o seu discurso, falou o coordenador de apoio do Proerd, João Evangelista. “Tenho muito orgulho de participar desse trabalho e parabenizo a vereadora Michele Collins por essa homenagem. O Proerd é mais do que um programa, é uma maneira de viver”.

 

Em 27.08.2015, às 12h07.