Michele Collins lembra Dia Mundial de Luta Contra AIDS

Por decisão da Assembleia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987 e com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. E a vereadora Michele Collins (PP) repercutiu a data durante a Reunião Plenária desta segunda, 2.

“No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530 mil pessoas. Dessas, 25,4% não sabem que estão infectadas e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam o serviço de saúde tardiamente. Queria lembrar que esse dia é muito importante  para chamarmos atenção das pessoas em se conscientizarem da necessidade de se prevenirem contra o vírus do HIV. Seja por meio de uso do preservativo e dos cuidados necessários ao fazer transfusão de sangue, ou no que se refere ao compartilhamento de seringas, principalmente aqueles que são usuários de drogas.”, ressaltou Michele Collins.

A parlamentar ainda lembrou que campanhas educativas poderiam ser criadas em maior número para tratar da questão. “Precisamos de mais campanhas informativas e educativas quanto à doença e também de políticas públicas de saúde voltadas para essas pessoas, levando em consideração a garantia dos seus direitos, no que se refere à prevenção e à assistência, como o fornecimento gratuito de medicamentos necessários para o controle da doença. É importante que as farmácias dos hospitais que prestam serviço às pessoas com HIV estejam sempre abastecidas dos antirretrovirais e também ter leitos suficientes para internamento, nos casos mais graves.”, disse.   

Em 02.12.13 às 16h04.