Michele Collins quer Plano de Combate ao Crack no Recife

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a vereadora Michele Collins (PP) pediu à Prefeitura do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira, 16, agilidade na implantação de um plano para combater o crack no município. Segundo a parlamentar, muitas pessoas estão morrendo por causa da droga e pela carência de um centro de atendimento para dependentes. “A medida já foi anunciada pelo Executivo, mas ainda não foi apresentada. São necessárias medidas públicas emergenciais. Esta Casa também tem condições de participar da criação desse plano e deveria ser convidada pelo executivo”.

O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack da Câmara, vereador Luiz Eustáquio (PT), também lamentou a falta de políticas públicas sobre o tema. Ele disse ainda que o grupo pediu ao executivo a criação de uma secretaria ou subsecretaria para tratar das drogas. “Algumas coisas estão sendo feitas de forma mais rápida e um assunto como esse está ficando pra trás. O governo não pode contribuir para isso. Precisamos cobrar porque ele precisa tomar uma posição mais firme. Setores mais avançados conquistam mais, enquanto outros mais aleijados, onde morrem gente, não conseguem avanços”.

Michele Collins ressaltou ainda que o público LGBT, por exemplo, tem conseguido mais conquistas que os dependentes de drogas. “Nosso país já avançou bastante na conquista dos direitos de todos. Mas e as mães que estão chorando com os filhos morrendo? Só elas sabem da dor. Vamos colocar o Plano prometido em prática”.

Mas para a vereadora Isabella de Roldão (PDT) houve um avanço na área do público LGBT porque ele também sofre violência.As mulheres lésbicas estão sendo agredidas por homens que se acham no direito de dar corretivo e estão sendo vitimas até de estupro coletivo”. Segundo a parlamentar, a prefeitura tem avançado em relação a isso sem, no entanto, concorrer com as políticas de enfrentamento às drogas. “Não existe mais e menos urgente, porque também tem gente sendo morta, perseguida e humilhada por uma questão sexual”.

Em 16.09.13, às 20h20.