Michelle Collins homenageia o Proerd

Pela importância que vem assumindo junto a crianças e adolescentes que formam a comunidade escolar de Pernambuco, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), capitaneada pela Policia Militar, foi homenageado em reunião solene da Câmara Municipal do Recife. A solenidade foi realizada nesta sexta-feira, 29, por iniciativa da vereadora Michelle Collins (PP), que é autora do projeto que deu origem à lei municipal número 17.888/2013, que criou no Recife o Dia do Proerd, comemorado em 29 de agosto. “Hoje, presto minha justa homenagem aos profissionais da Segurança Pública que são instrutores desse programa e aos milhares de jovens que são beneficiados por esse que é um dos mais importantes trabalhos sociais do Brasil e do mundo”, disse.

O plenário e as galerias da Câmara Municipal do Recife foram ocupados por policiais militares, além de educadores e alunos da Escola Municipal do Coque, um dos estabelecimentos de ensino que recebem a visita dos instrutores. A reunião solene começou às 10h30 e foi presidida pelo vereador Jadeval de Lima (PTN). Fizeram parte da mesa o coronel José Antônio, representante do comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e da Secretaria de Defesa Social; o major Jailton Barros de Oliveira, coordenador pedagógico do Proerd e o major Roselito Delmiro, coordenador executivo do programa. Todos eles receberam placas comemorativas à data municipal. Os instrutores e estudantes cantaram, juntos, a Canção do Proerd.

A vereadora Michelle Collins fez um histórico do programa, do qual é incentivadora. Segundo informou, ele teve origem nos Estados Unidos, em 1983, com o nome de Drug Abuse Resistance Education (Dare). Atualmente é desenvolvido em mais de 58 países. No Brasil, foi implantado em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Existe há 14 anos em Pernambuco. “Participam da iniciativa educadores,  estudantes e a sociedade,  a qual disponibiliza estratégias preventivas visando promover os fatores de proteção,  em especial,  que favoreçam a cultura de paz e a prevenção do uso e abuso indevido de drogas  entre crianças e adolescentes”, afirmou.

O corpo de instrutores e mentores do Proerd é composto por policiais militares voluntários, os quais passam por um rigoroso treinamento na área da prevenção de drogas.  Michelle Collins explicou que, nas escolas, o aluno é convidado a discutir e assimilar conteúdos relacionados à autoestima, pressão dos colegas e da mídia para o uso de drogas,   as pressões dos companheiros e amigos para agir de forma violenta, resolução de conflitos sem uso da violência e aspectos de vida saudável. “O trabalho dos instrutores, além de estimular as crianças e adolescente a resistirem às drogas, fortalece o relacionamento do policial com a comunidade, integralizando preceitos inerentes à qualidade de vida, à dignidade da pessoa humana, entre outros”, disse a vereadora . As escolas, ONGs e outros órgãos interessados nos cursos oferecidos pelo Proerd podem entrar em contato por meio do seu sítio institucional: proerdpe.blogspot.com.br.

O major Jailton Barros ressaltou o objetivo do programa é a prevenção. “É mais fácil e barato prevenir do que recuperar. Através do Proerd, o Governo gasta R$ 5 por mês por cada aluno que participa. Já o trabalho de recuperação, que se dá quando a prevenção falha, custa R$ 2 mil por pessoa”, disse. No ano passado, segundo ele, 72 mil alunos foram orientados em Pernambuco. Este ano, a meta é 150 mil. O major Roselito Delmiro observou que entre as drogas, uma das mais perigosas é o álcool e fez o apelo para que seja fortalecida a luta para combater a publicidade das bebidas alcoólicas. O coronel José Antônio, por sua vez, lembrou que o combate às drogas não é responsabilidade somente dos poderes constituídos, das polícias, educadores e pais. “É uma responsabilidade de todos os cidadãos. Temos que estar unidos para combater este mal. Se não fizermos esse trabalho de prevenção, agora, o futuro da sociedade estará comprometido. O trabalho do Proerd é uma semente cujo fruto colheremos no futuro”, disse. No final, a vereadora Michelle Collins convidou a todos para orar juntos com ela.

 

Em 29.08.2014, às 12h.