Mulheres que mudaram a história de Pernambuco

A Câmara Municipal do Recife tem três representantes na sexta edição do livro “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”, do jornalista Carlos Cavalcante, lançado nesta sexta-feira (05), às 17h, no auditório da Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), Boa Vista, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na publicação, as vereadoras Aline Mariano (PSDB), Marília Arraes (PSB) e a diretora da Assessoria de Relações Públicas da Câmara, Ana Torti, são as homenageadas do Legislativo Municipal.

Aline Mariano nasceu em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú. A parlamentar é filha do ex-prefeito Antônio Mariano. Em 2000, aos 24 anos, ela foi a vereadora mais votada da história do município. Naquele mesmo ano, coordenou a 1ª Conferência Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres e representou Pernambuco como delegada na 1ª Conferência Nacional das Mulheres em Brasília. Em 2008, Aline Mariano foi eleita vereadora do Recife. Ela ocupa a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e também é presidente da Executiva Municipal do PSDB. A parlamentar é autora de duas importantes leis, uma que obriga as lan houses a cadastrarem os usuários para evitar crimes pela internet e outra que proíbe o uso do jaleco dos profissionais de saúde fora do ambiente de trabalho.

Marília Arraes é a parlamentar mais jovem da Câmara Municipal do Recife. Foi eleita vereadora aos 24 anos em 2008. Neta do governador Miguel Arraes e prima do governador Eduardo Campos, sempre participou das campanhas políticas ao lado do avô. No último Congresso Nacional do PSB, em maio de 2008, ela se destacou nas articulações pela unidade nacional, chegando a ser o nome de consenso de 14 estados para a Secretaria Nacional de Juventude. Na Câmara, Marília Arraes ocupa a presidência da Comissão da Juventude e no ano passado coordenou o IV Parlamento Jovem da Casa de José Mariano. A vereadora é vice-líder do governo na Câmara.

Ana Cristina Falcão Torti é natural de Garanhuns. Ainda recém-nascida os pais vieram para o Recife. Filha de um tabelião, Ana Torti é a mais velha de quatro irmãos. Estudou no Colégio Marista e depois fez o curso de Relações Públicas na ESURP. Em 1991, ela foi convidada pelo então presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Mauro Godoy, para criar a Assessoria de Relações Públicas da Casa de José Mariano. Atualmente, Ana Torti chefia a unidade com seis funcionários. “Essa homenagem não é só minha, mas de toda a minha equipe. Se eu consegui sucesso nos meus objetivos é porque tenho profissionais competentes ao meu lado”, disse.

 

Em 05.03.2010, às 10h15.