Oposição anuncia saída da Comissão Especial de Transporte Público

O vereador Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara, anunciou na reunião plenária desta quarta-feira, 25, que a bancada não fará mais parte da Comissão Especial de Transporte Público criada na Casa no último mês de agosto. Segundo ele, a decisão foi baseada em princípios de proporcionalidade e pluralidade. “Não é juízo de valor pelo trabalho que será desenvolvido por esta comissão. Desejamos amplo sucesso, mas achamos que o direito de representatividade da minoria nos foi negado”.

Além de Jungmann, o oposicionista Wanderson Florencio (PSDB) também fazia parte da Comissão, que é formada ainda pelos vereadores Jayme Asfora (PMDB), eleito presidente, Eurico Freire (PV), Marco Aurélio Medeiros (PTC), Jurandir Liberal (PT) e Isabella de Roldão (PDT). “Como a presidência ficou com um governista, nossa bancada reivindicou a relatoria para que tivesse representação em outro posto de relevo. Entretanto em uma decisão de ordem política, o governo vai ficar também com a relatoria. Respeitamos, mas entendemos como um ato político equivocado. A oposição não teria voto nem voz e dificuldades de levar seu ponto de vista com possibilidade de prevalência. Diante disso, dicidimos nos retirar”, explicou Jungmann.

O líder da Oposição disse ainda que a bancada formará uma outra comissão para elaborar um relatório em paralelo, mas ressaltou que nada impede o diálogo entre os dois grupos. “Vamos ouvir o movimento e os órgãos que têm a ver com esta questão, agregar a Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco e procurar atender essa demanda por melhorias não apenas no transporte coletivo como também em relação ao passe livre”.

Wanderson Florencio (PSDB) também destaocu que não houve atrito, mas que a pluralidade política deve existir. “Tenho certeza que mesmo sem estarmos efetivo nesta comissão, nossa participação e contribuição poderão ser feitas no grupo de trabalho que vamos criar. Às vezes temos que sair de casa, para continuar vizinhos”.

Jayme Asfora lembrou que havia um pleito anterior do vereador Eurico Freire para assumir a relatoria, mas a Comissão ainda não havia decidido a nomeação. “Estávamos com este assunto pendente. Lamento essa postura e peço que a Oposição reconsidere para que possamos sentar e tomar uma decisão colegiada sobre isso, já que ainda não tivemos oportunidade. Não é interesse da Casa e nem meu que a bancada saia”, frisou Asfora.

Eurico Freire discordou da posição adotada pela bancada oposicionista e disse que a presidência e a relatoria não são os cargos mais importantes, uma vez que a Comissão é formada por sete integrantes. “O regimento forma uma comissão como essa pela representatividade e a oposição teria direito a apenas um membro, mas na compreensão da base do governo, a participação da bancada foi ampliada para dois”.

Já o vereador Henrique Leite (PT) fez um apelo ao que chamou de bom senso.  “Acho que o tema é de grande relevância para que um atrito possa tirar a contribuição da oposição, que é pautada pela experiência e capacidade. Acho que ficaria muito ruim não ter a participação dela”.

Em 25.09.13, às 18h50.