Osmar Ricardo quer transparência na negociação de servidores

O vereador Osmar Ricardo (PT) reclamou na reunião plenária desta terça-feira, 17, do que ele qualificou como falta de transparência da Prefeitura da Cidade no encaminhamento das negociações sobre reajuste dos servidores municipais. “Caso não obtenha as respostas necessárias e a reabertura das negociações pela mesa composta por servidores e poder executivo, irei eu mesmo propor à categoria que faça greve”.

O vereador argumentou que a PCR diz que o comprometimento da receita líquida aumento de 42% para 46% e que já está no limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, e que por isso não pode dar reajuste. “Quero saber o que aconteceu, como este limite cresceu. É preciso que a Secretaria de Administração ou quem for responsável dê transparência ao processo. A resposta que dão não é convincente. Estou preocupado porque depois de três meses a negociação ainda não começou. Faz três semanas que não tem reunião da mesa de negociação”.

Osmar Ricardo adiantou que o fórum dos servidores tem pedido explicações e transparência e não obtém resposta. Ele disse que a Câmara aprovou semana passada o projeto do executivo de reforma administrativa, criando inclusive a secretaria da Copa e 155 cargos comissionados, onerando o orçamento da PCR, a pedido dela mesma. No entanto, segundo ele, até agora o prefeito nada disse sobre o reajuste dos servidores, se será retroativo ou não. “Ao mesmo tempo vemos declarações informando que a arrecadação da PCR vai subir 18%. É falta de respeito a forma como o servidor vem sendo tratado. O prefeito quer medir força com os servidores”.

Liberato Costa Júnior (PMDB) ressaltou que os servidores são os pilares da administração. Para ele, a PCR deveria lembrar que vive do trabalho dessas pessoas. “Conte comigo nesta luta. Sempre participei desses movimentos, e acho que deveriam olhar também pelos servidores dessa Câmara, que não têm nada”. Mas o vereador Jairo Britto (PHS) lembrou ao colega que o reajuste de servidores tem sido fruto da luta da Frente Popular, que dá sustentação ao prefeito e ao governador, e da qual o senhor (Osmar Ricardo) faz parte. Mais ainda. Esta frente, segundo ele, é quem tem verdadeiro compromisso com reajuste do servidor público. “Nos governos passados não houve aumento de salário para servidores”.

O vereador Maré Malta (PPS) afirmou estar ao lado do colega Osmar Ricardo na luta em defesa dos servidores. “O senhor defende quem é sempre crucificado. A inflação está de volta e o governo está sem rumo. É preciso fazer algo por essas pessoas que serem ao público”. E Aline Mariano (PSDB) frisou que o prefeito argumenta que a PCR não tem dinheiro para dar reajuste e, no entanto, aprovou uma reforma criando mais de 150 cargos comissionados.

Em 17.05.2011, às 18h15.