Paixão de Cristo de Casa Amarela recebe Placa

Requerimento do vereador Marco Aurélio (Solidariedade) possibilitou a realização de reunião solene para homenagear, com uma placa, os realizadores da Paixão de Cristo encenada há dez anos em Casa Amarela. A homenagem foi feita a José Helio de Souza Junior, Luis Carlos Lopes da Silva Junior (Lucas), Wellington Alexandre de Araujo, George Aciolly (representou Jesus na peça), Marcos Aurélio Santos de Castro (Dida) e José Muniz Da Silva (Mora) pelos trabalhos feitos no espetáculo.

Marco Aurélio disse aos homenagedaos que sabe do sacrifício que enfrentam para encenar a Paixão de Casa Amarela. Por isso, tenho todo empenho em defender a realização dessa encenação. “Tudo que eu puder fazer por esse espetáculo e estiver ao meu alcance, farei. Trata-se de uma manifestação cultural da maior importância para a comunidade de Casa Amarela”. A Paixão de Cristo de Casa Amarela nasceu em 2003 e foi criada por um grupo de amigos reunidos no pátio da Igreja de Santa Isabel, com apoio das igrejas católicas de Casa Amarela.

José Hélio de Souza, integrante do grupo fundador da Paixão de Cristo de Casa Amarela, recebeu a placa em homenagem ao espetáculo. Ele disse que as pessoas não acreditavam que a encenção seria possível. “Diziam que a gente não teria capacidade para interpretar um texto bíblico. Mas o espetáculo está na rua há dez anos, com grande esforço. Muitos vão a pé para assisti-lo”.

 Ele disse que o texto é baseado na Paixão de Cristo dos Arcos, escrita por Dom Helder Câmara quando era Arcebispo do Rio de Janeiro. José Hélio pontuou que o espectáculo tem fundamento evangélico e já converteu muitos ao cristianismo. Ele aproveitou a homenagem para fazer um desabafo. “O grupo não recebe apoio e quando procuraram a Secretaria de Cultura ouviram que não era possível investir porque na secretaria não se conhecia o espetáculo. “A cultura é feito pelo povo e para o povo e não pode ser imposta. Lembro que nas periferias existe cultura muito forte”.

 

Em 21.11.2013, às 17h01