Parlamentar propõe a criação de área exclusiva para motos

Estabelecer a obrigatoriedade de faixa de acesso e reservar espaço para o tráfego de motocicletas nas vias públicas de grande circulação da cidade do Recife. Essa é a proposta do projeto de lei que está em tramitação na Câmara do Recife e tem como autor o vereador Maré Malta (PSD).

De acordo com a proposição será destinada uma área para as motos, que deverá ter, no mínimo, cinco metros de comprimento da linha que antecede a faixa de pedestre e só caberá sua utilização quando acontecer o fechamento do sinal. Já nas vias de grande circulação, uma faixa de acesso com, no mínimo, 50 metros e, no máximo, 70 metros de comprimento, deverá ser instalada no centro das mesmas.

 O projeto também prevê que esse espaço nas vias seja pintado em cores diferenciadas e com indicações de que a faixa é exclusiva para motociclistas quando o sinal estiver fechado. Em caso de descumprimento da lei, caso seja aprovada, os infratores serão penalizados com as penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

 Segundo Maré Malta, a ideia de criar a separação por meio de uma área reservada para a parada das motocicletas junto à faixa de pedestre, é mais um instrumento que visa agregar soluções de viabilidade no país. “O presente projeto não cria a famosa “ciclofaixa” que o Poder Judiciário vem decidindo de forma contrária ao seu uso, o que não é o caso, pois esta é apenas uma faixa de acesso à área restrita para parada das motos”, explicou. 

Outro argumento defendido pelo autor é o de evitar contato e choque nos retrovisores e veículos. “Acredito que a iniciativa é apenas de acomodação do espaço e respeito ao veículo de menor porte e com menor poder de frenagem”, defende Maré Malta. Ele enfatiza também a possível diminuição de atropelamentos, uma vez que os motociclistas não estariam mais fazendo costura nas vias.