Notícias

Uma reunião solene foi realizada em homenagem ao Coletivo de Fotógrafos-Paparazzis do Marco Zero da Cidade do Recife, na manhã desta quarta-feira (24), no plenário da casa de José Mariano. A iniciativa partiu do vereador Rinaldo Junior (PSB). Zé Neto (PSB) presidiu o evento. Na ocasião, nove profissionais receberam um certificado das mãos do vereador Rinaldo Junior.

Manter viva a história dos povos originários do nosso País – este foi um dos objetivos da reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, realizada na Câmara Municipal do Recife, no final da tarde desta terça-feira (23). A iniciativa partiu do vereador Almir Fernando (PSB), que é autor da lei municipal que instituiu a data no calendário oficial de eventos da cidade. Durante a solenidade, presidida pelo vereador Doduel Varela (PSD), foram homenageados representantes de agremiações que desfilaram no carnaval 2024, bem como de duas associações.

Criados para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, que utilizam as ruas como local de moradia e sobrevivência, os Centros POP - Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua – são reconhecidos como espaços humanizados que promovem a sociabilidade e fazem proteção social dos usuários. Com o objetivo de colher, por parte da Prefeitura do Recife, os resultados alcançados com o Centro Pop de Boa Viagem, e também para dar voz aos moradores do local que se queixam de diversas intercorrências no local desde sua instalação, o vereador Paulo Muniz (PL), promoveu audiência pública na tarde desta terça-feira (23).

O atual momento que atravessa o voleibol na cidade do Recife foi tema do pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (23). Na tribuna da Casa, ele destacou os campeonatos que a cidade vem sediando, a exemplo da Superliga Feminina de Vôlei – principal torneio da temporada nacional – realizada no Ginásio Geraldão, no último domingo (21).

“Se uma cidade é boa para as crianças, para os nossos bebês, se uma cidade está fortalecida programaticamente com os objetivos da primeira infância, é uma cidade inclusiva para todos nós”. Essa afirmação foi feita pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV) na reunião Ordinária que aconteceu na Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23). O parlamentar abordou o tema ao falar da programação da 10º Semana do Bebê, que sediou o Encontro Urban95, uma rede global de cidades que trabalham com primeira infância.

O programa Rua Tinindo, da Prefeitura do Recife, que garante obras de infraestrutura em vias da cidade, foi destacado pelo vereador Carlos Muniz (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (23). A afirmação do parlamentar foi feita após ter anunciado que serão realizadas a pavimentação e drenagem de toda a extensão da Avenida Professor José dos Anjos, na Zona Norte. “O programa Rua Tinindo já beneficiou mais de 53 ruas na cidade e vai requalificar, ao todo, 150 vias”, disse.

O vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (23), o projeto de lei nº 248/2023, de autoria da vereadora Elaine Cristina (PSOL), que institui a “Semana Municipal de Conscientização Sobre o Abandono Paterno” no Calendário Oficial do Recife. O parlamentar também abordou o projeto de lei nº 288/2021, de sua autoria, que reconhece o trabalho voluntário como título para efeitos de pontuação em concursos públicos municipais.

O vereador Alcides Cardoso (PL) repercutiu, na tribuna da Casa de José Mariano, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (23), uma visita que fez juntamente com os demais parlamentares do bloco de oposição, à maternidade Barros Lima, localizada no bairro de Casa Amarela, Zona Norte da cidade.

Para elogiar as ações e obras que estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) disse que desconhece “outro prefeito que tenha feito tanto pela cidade” quanto João Campos. Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23), o parlamentar citou diversas áreas que estão sendo atendidas pela gestão.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento número 3541/2024, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigindo indicação ao prefeito João Campos para “realizar inspeção urgente e propor intervenções visando a readequação e modernização dos sistemas elétricos nas escolas municipais Novo Mangue, Cecília Meirelles, Creuza de Freitas, Guilherme Diniz, entre outras”. A discussão, que terminou com a aprovação do requerimento, foi realizada na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (23). Ana Lúcia também debateu outra proposição, durante a reunião, sobre o abandono paterno.