Presidente da Assembleia recebe Título de Cidadão do Recife

Proposto pelo vereador Eduardo Marques (PTB), a partir de agora o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco é o mais novo Cidadão do Recife. Nascido em Timbaúba, tem 67 anos, está no quinto mandato de deputado estadual e no quarto biênio consecutivo como presidente da Alepe. À frente da presidência da Assembleia desde 2007, comandou o governo do Estado por diversas vezes a convite do então governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo recentemente.

Eduardo Marques, autor da proposta, disse que Guilherme Uchoa priorizou ações como a expansão da Assembleia através da TV para o interior do Estado, bem como a mobilização para construção da nova sede do Legislativo, valorização dos servidores com implantação do Plano de cargos e salários. Ele já recebeu diversas homenagens entre elas a Condecoração Tiradentes do Tribunal regional Eleitoral,  Medalha Joaquim Nabuco, da Alepe, Medalha Mérito Desembargador Nunes Machado do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Já é cidadão de Olinda, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte e Agrestina.

Eduardo Marques disse que se rendeu aos versos da canção que diz “amigo é para se guardar do lado esquerdo do peito”. Mas,  pensou porque não guardar em outro local e foi à Biblia onde encontrou referências que o homem bom é um tesouro que se deve guardar no coração “e uma das maiores características de Uchoa é a de ser amigo”.

Em seu discurso de agradecimento pela honraria, Guilherme Uchoa lembrou que no decorrer de sua vida, desde o curso primário em escola pública do Recife, criou-se forte empatia entre ele e esta cidade. “Aqui me graduei em Direito, passei em concurso público, atuando como juiz de Direito nesta comarca. Depois mereci a confiança e apoio do eleitorado pernambucano, sendo eleito deputado estadual desde 1994”.

Guilherme Uchoa ressaltou que se encontrava na Câmara do Recife ao lado de políticos, empresários, familiares e amigos para vivenciarem juntos um momento marcante na vida dele, que era o de receber o Título de Cidadão recifense. “Sinto-me gratificado com tamanha honraria. Recife tão presente em minha formação acadêmica e na vida profissional. Cidade de lutas libertárias, que tão bem sabe acolher com calor e generosidade”.

Para ele a concessão da cidadania não reflete apenas a estima, a gentileza, um ato de simpatia do vereador Eduardo Marques e do povo do Recife. “Vai além, significa impor-me o compromisso de continuar trabalhando, lutando, como parlamentar ou como juiz aposentado, no sentido de defender posicionamentos, projetos e reivindicações do povo pernambucano e em especial recifense. Tudo isso devo a meu amigo Eduardo Marques”.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Casa frisou que a relação médico paciente permite  que se possa fazer uma avaliação das pessoas através da luta delas pela vida dos familiares. “Atendi ao pai de Guilherme Uchoa no hosital do Ipsep e pude ver a angústia dele em querer salvá-lo. Esse é o melhor curriculum de Uchoa, a luta pela vida do pai”.

 

Em 29/08/2014 às 17h36