Presidente da Câmara participa de homenagem ao Hospital Militar do Recife

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), participou da solenidade de lançamento da medalha e do selo comemorativos aos 200 anos de fundação do Hospital Militar de Área do Recife (HMAR). A solenidade, realizada às 16h desta quarta-feira, 19, ocorreu no auditório da instituição de saúde, reunindo dezenas de autoridades civis e militares. “Estamos num ano muito importante para este hospital, que vive o seu bicentenário de fundação. É uma data marcante para a unidade que prima por manter a tradição de um atendimento humanizado ao mesmo tempo em que busca a inovação em técnicas e equipamentos”, ressaltou o vereador.

Além da presença do presidente da Casa de José Mariano, a solenidade contou com a participação de representantes do Judiciário, do Ministério Público e do comandante Militar do Nordeste, general de Exército Artur Costa Moura; do comandante da 7ª região Militar, general de Divisão José Luiz Jaborandy; comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada, Francisco Humberto Montenegro Júnior; o inspetor de Saúde da 7ª região militar, general de Brigada Médico Sérgio dos Santos Szelbracikowsky; o diretor do Hospital da Aeronáutica, coronel médico Marcus Aurélio Bezerra de Andrade; e o ex-diretor do HMAR, coronel médico Francisco José Madeiro.

O diretor do HMAR, coronel médico Ronaldo Smoletzov, disse que “o hospital faz parte do Recife e da sua história. Nesses dois séculos elas caminham juntas. Hoje, a unidade de saúde é estratégica para o comando militar, pois recebe pacientes não só do Recife, mas também de Salvador, Maceió e Natal. Tem 560 funcionários entre médicos, auxiliares, técnicos e pessoal administrativo. Faz cerca de 7 mil atendimentos e 200 cirurgias por mês, atendendo militares da ativa, inativos, pensionistas, dependentes e funcionários civis do Exército. Ele é um orgulho para nós que fazemos o Comando Militar do Nordeste”, afirmou o coronel.

A medalha personalizada que homenageia o HMAR foi cunhada pela Casa da Moeda do Brasil e criada pela designer Fernanda Costa, presente no lançamento. O ato simbólico de descaracterização da medalha foi encaminhado pelo superintendente em exercício da Casa Moeda, Joaquim Paulo Monteiro. “A arte de colecionar medalha é secular. As medalhas, em geral, retratam momentos importantes da história, da cultura e do país. O HMAR faz parte da história do país”, disse. A medalha foi aprovada pelo Clube da Medalha do Brasil e as autoridades presentes receberam cópias, em bronze, da medalha, incluindo o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques.

Após o ato de descaracterização da medalha, os Correios lançaram o selo personalizado em homenagem aos 200 anos do HMAR. A obliteração foi conduzida pela superintendente da empresa em Pernambuco, Deyse Ferraz. Ela ressaltou que a cerimônia de lançamento de um selo contempla a obliteração da peça filatélica, que significa aplicar um carimbo sobre ela, impedindo que seja reutilizada para custear serviços postais e, dessa maneira, tornando-a um artigo colecionável. O selo personalizado é uma vertente de produto da empresa, feita sob demanda de clientes, instituições, empresas e outras organizações. Na cerimônia, uma cartela especial do selo foi entregue às autoridades militares. Ela passará a fazer parte do acervo histórico dos Correios.

Histórico – No início da solenidade foi exibido um vídeo contando a história do Hospital Militar. Ela tem início em  19 de julho de 1817, quando foi fundado pelo  então Governador da Província de Pernambuco, capitão general Luiz do Rêgo Barreto. Naquela época,  funcionava modestamente ocupando dois pavimentos do Convento de Nossa Senhora do Carmo. Em 1820, por força de Decreto Imperial, foram instituídos os hospitais militares do Brasil, entre eles, o Hospital Militar de Pernambuco. Transformado em Hospital Regimental por decreto  em 1832, e no ano seguinte ocupando novas instalações no prédio vizinho à Igreja da Soledade, recebendo depois a  denominação de Hospital Militar da Corte.

Em 1854, o Ministro da Guerra determinou a construção de um edifício sede para o Hospital Militar da Corte, na extensão do terreno do quartel   da Rua do Hospício. As obras foram concluídas em  1858 e as atividades hospitalares tiveram  início um ano depois.  Só em janeiro de 2010, a unidade recebeu sua atual denominação.

Atualmente, o  Hospital Militar de Área do Recife (HMAR)  conta com quase 600 funcionários,  entre  militares e civis. No local, são atendidas diariamente cerca de 800 pessoas.

Em 20.07.2017, às 10h15.