Presidente da Ceasa recebe Medalha do Mérito José Mariano

A maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano, foi concedida na tarde desta sexta-feira, 03, durante reunião solene, ao agropecuarista e presidente do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco – Ceasa/PE, Romero Pontual. A iniciativa partiu do vereador Osmar Ricardo (PT) que ressaltou as atividades desenvolvidas pelo agraciado para o desenvolvimento do Estado.

“Empresário do meio rural e com larga experiência como executivo de grandes empresas, homem de espírito público, se afastou da carreira privada para se dedicar às atividades da Ceasa, dando grande contribuição ao Estado e ao povo do Recife”, afirmou Osmar Ricardo. Ele destacou ainda a relevância da visão do gestor para o desenvolvimento da economia, por dar  oportunidade ao pequeno produtor. “A Ceasa é uma cidade que aglutina várias pessoas, de vários lugares. O fluxo começa de madrugada com muitas pessoas que lá obtém o seu ganha pão”.

O presidente da Ceasa, Romero Pontual, agradeceu o reconhecimento, enaltecendo a figura do patrono da Câmara do Recife, José Mariano Carneiro da Cunha. “Evocar a história através deste grande abolicionista promove um ato de sublime relevância. Mexe com a sensibilidade, os sentimentos e a memória desta terra que mostrou ao mundo, através de José Mariano, que somos uma gente fiel às nossa origens”, ressaltou Pontual.

O homenageado fez questão de afirmar em seu discurso que estendia a sua satisfação em receber a medalha aos trabalhadores, funcionários, diretores, empresários e produtores rurais que atuam na Ceasa. “Filha legítima do Recife e pioneira do Brasil”. Em seguida, teceu o histórico da entidade, lembrando o  agrônomo Lindalvo Farias, o prefeito Pelópidas Silveira e o governador Miguel Arraes que criaram o centro de abastecimento. 

“Hoje a Ceasa é vista como uma cidade que atua dentro do Recife, ofertando 12 mil empregos diretos e cerca de 40 mil indiretos. Trata-se de uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco”. Romero Pontual aproveitou para citar programas voltados para a segurança alimentar desenvolvidos no local, a exemplo do Sopa amiga, Leite de todos, Hortas comunitárias e Vida nova alfabetizada.

A reunião solene foi presidida pelo vereador Gilberto Alves (PTN) e contou com apresença dos vereadores Erivaldo da Silva (PTC), Sérgio Magalhães (PSD) e João Arraes (PSB). Dentre as autoridades presentes, o diretor Comercial e Industrial da Folha de Pernambuco, José  Américo Góis; o corregedor da Defensoria Pública, Marconi Dourado e o vice presidente da Fecomércio, Alex Costa.

 

Em 03.08.12, às 18h30.