Presidente da Força Sindical recebe Medalha José Mariano

O presidente da Força Sindical de Pernambuco, Aldo Amaral de Araújo, recebeu na manhã desta quarta-feira, 27, a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A Força é formada por 89 sindicatos e 27 colônias de pescadores, que representam cerca de 600 mil trabalhadores em 105 municípios do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Alfredo Santana (PRB). A mesa da solenidade foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB) e composta ainda pelo Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura de Pernambuco, Marcos Antônio Câncio Barbosa; Superintendente Regional do Trabalho e Emprego, André Luiz Negromonte; e pelo presidente estadual do PRB, Carlos Geraldo de Oliveira.

Familiares, amigos e representantes de várias categorias profissionais lotaram o plenário e as galerias da Câmara. A atuação sindical de Aldo Amaral foi destacada no discurso do vereador Alfredo Santana. O presidente da Força Sindical de Pernambuco nasceu no Recife em 1971, iniciando sua vida profissional como bancário e depois em empresas da construção civil. Dirigiu o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras. Em 2011 foi eleito para a presidência da Força Sindical no Estado e também faz parte da sua executiva nacional. “Aldo Amaral, que lidera 600 mil trabalhadores, inclusive os que estão em Suape, é um homem obstinado, que acredita que barreiras têm que ser transpostas. Essa medalha representa o carinho do Recife pelo homem que luta em defesa dos trabalhadores de Pernambuco”, disse o parlamentar.    

Em sua fala, Aldo Amaral afirmou que a homenagem o deixou feliz e surpreso. “Feliz porque muitos homens que dignificam Pernambuco e o Brasil já receberam a Medalha José Mariano e surpreso em relação à importância da medalha em razão do nome que a simboliza. José Mariano acreditava que a escravidão herdaria ao Brasil mazelas que prejudicariam o crescimento econômico e, inclusive, o convívio harmonioso entre as pessoas. É admirável a conduta do homem público que ele foi”.  

 

Ao se referir à sua atuação como presidente da Força Sindical, Aldo Amaral afirmou estar atento às mudanças na economia pernambucana. “Estamos dialogando com o setor produtivo e com os governos para que Pernambuco continue, junto com o Brasil, a crescer economicamente. Tenho dialogado com os movimentos sociais que contribuem para a correção das injustiças sociais ainda presentes neste país contraditório, mas que segue na jornada de superá-los”, finalizou.

 

Durante a reunião solene foi exibido um vídeo com imagens e depoimentos sobre a atuação sindical e a vida de Aldo Amaral de Araújo e uma apresentação do saxofonista Clayton Lima. Os vereadores Jadeval de Lima (PTN), Davi Muniz (PROS) e Wilton Brito (PHS) também participaram da solenidade.

Em 27.11.2013, às 12h40