Presidente do TRT é o novo Cidadão do Recife

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) promoveu uma reunião solene na manhã desta terça-feira, 20, no plenário da Câmara, para conceder o Título de Cidadão do Recife ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Ivanildo da Cunha Andrade. Segundo a vereadora, ele tem muitos trabalhos prestados à cidade do Recife e a Pernambuco. O homenageado é natural de Macaparana, no interior do Estado e se formou em direito no ano de 1973 pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde então já foi presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da sexta região; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e vice-presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros e Integrante da Delegação da Associação dos Magistrados Brasileiros nas reuniões anuais da União Internacional dos Magistrados, entre outros.

A parlamentar,  autora do requerimento, disse que o momento era muito feliz para a Casa, por conta do exemplo de trabalho sempre atuante do homenageado. “É com muita satisfação que apresentei o nome do Ivanildo da Cunha Andrade para receber merecidamente o Título de Cidadão do Recife aprovado por todos os vereadores desta Casa. Enfim, um exemplo de ser humano que muito nos orgulha de fazer parte do nosso Estado e da nossa Cidade”, destacou. Aimée Carvalho ainda disse que ele era “um homem marcado por grandes histórias, grandes saltos, muita coragem e grandes vitórias”.

Bastante emocionado, Ivanildo da Cunha Andrade lembrou a própria trajetória e a infância em Macaparana, onde começou os estudos no Grupo Escolar Alcêdo Marrocos e quando veio ao Recife aos 15 anos, em 1963, cursar o ensino fundamental no Colégio Estadual de Pernambuco (antigo Ginásio Pernambucano). Nessa época, segundo ele, ficou dividido entre o jornalismo, a sociologia e o direito, mas optou pela magistratura. O desembargador falou que a transferência total para a capital pernambucana no ano seguinte (1964), com a família, fez com que ele se tornasse rapidamente íntimo da cidade. “O poeta Manuel Bandeira afirmou que o encanto do Recife não aparece à primeira vista. O Recife não é uma cidade oferecida e só se entrega depois de longa intimidade. Por isso que tracei, passo a passo, minha caminhada para desvendar os segredos da sua geografia, da história e do seu espírito”.

Sobre a solenidade, que aconteceu através do Decreto Legislativo 633-13, o homenageado falou que o reconhecimento só afirmou o que ele sempre sentiu, depois de tanto tempo vivendo e trabalhando na capital. “Confesso-me orgulhoso por ter legalmente reconhecido o título de cidadão recifense que há muito me autoatribuíra, fato que me legitima proclamar-me conterrâneo de meus netos Beatriz, Marina, do tão esperado Henrique, já a caminho, e os outros que certamente virão. Hoje o menino de Macaparana e o homem do Recife se completam”. Ele ainda falou sobre a sua atuação  nos 33 anos de magistratura, onde sempre buscou minimizar conflitos oriundos das relações trabalho-capital. “A atividade associativa proporcionou-me a convivência com magistrados empenhados no aperfeiçoamento de nossas instituições e a participação em lutas memoráveis contra o nepotismo, pela extinção da representação classista e pela ampliação da competência da Justiça do Trabalho”, disse. “Ficou a certeza de,nos limites da minha força haver contribuído para a consolidação do Estado Democrático de Direito”.

Com 66 anos de idade, O desembargador, além de presidente do Tribunal Regional do Trabalho, é também Bacharel em Ciências Criminológicas, pela Universidade Livre de Bruxelas e Mestre em Gestão Financeira Pública pela Universidade Real de Antuérpia, ambos na Bélgica. Ele classificou a solenidade não apenas como uma honraria pessoal, mas de toda a classe a qual pertence. “Mais que uma homenagem pessoal, a Câmara prestou homenagem aos magistrados de Pernambuco”.

A mesa da reunião solene foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB); pelo desembargador vice-presidente do TRT da Sexta Região, Pedro Paulo Pereira Nóbrega; o procurador Pedro Luiz Gonçalves, representando José Laísio Pinto, que é procurador chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da Sexta Região e pelos deputados estaduais Maviael Cavalcanti e Antônio Morais. O plenário da Casa  contou a presença de vários desembargadores e também do presidente dos Diários Asssociados, Joezil Barros, e ainda do vereador Jurandir Liberal (PT). Para encerrar, ainda houve uma apresentação musical do cantor gospel Joás Graciano.

Em 20.05.14, às 12h40.