Projeto autoriza táxis a circularem em corredores de ônibus

A Câmara do Recife aprovou na tarde desta terça-feira (12) projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) determinando que táxis poderão circular nos corredores exclusivos de ônibus para melhorar o trânsito. Antes mesmo de o projeto ser votado, o autor da proposta, pediu aos colegas que votassem contra o parecer contrário da Comissão de Legislação e Justiça, por considerar que a matéria é de competência da União. No entanto, o vereador Carlos Gueiros (PTB) esclareceu que o parecer da Comissão de Legislação estava equivocado, assegurando que o assunto é de competência do município. E foi mais adiante informando que em cidades como São Paulo os táxis já trafegam nos corredores de ônibus.

Ao pedir o voto dos parlamentares para o projeto, Aerto Luna argumentou que devido aos caos existente no trânsito do Recife seria bom que os táxis pudessem circular pelos corredores, desafogando as ruas. Ele lembrou que se fosse competência da União, o corredor da Avenida Conde da Boa Vista não poderia ter sido feito pela Prefeitura.

Carlos Gueiros lembrou ainda que táxi também é transporte público e que, portanto, pode trafegar pelo corredor. “Na verdade, devemos pressionar o poder público para criar mais corredores exclusivos. A Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, tem em cada pista três faixas de rolamento e não há corredor de ônibus ali, o que poderia aumentar a velocidade média na via”.

Maré Malta (PPS) aproveitou a discussão para apoiar o projeto e pedir que a Comissão de Transportes e Trânsito da Casa se manifeste  favoravelmente sobre a colocação de ar condicionado nos ônibus. “Com a temperatura que temos no Recife é impossível andar de ônibus. É preciso dar qualidade ao transporte público para que ele seja mais usado e as pessoas deixem o carro em casa”.

Romildo Gomes (DEM) concordou com os colegas. E lembrou que na privatização da CTU, a empresa ganhadora, a CRT, se comprometeu em climatizar todos os ônibus da cidade e não fez isso. Segundo ele, há documento firmado sobre o assunto. Foi mais adiante e disse que apoiava o projeto, pois entendia que os táxis ganhariam mais velocidade, barateando o custo para os usuários.

Josenildo Sinesio (PT) informou que é dever do município criar mais corredores exclusivos para ônibus, porque eles dão mais mobilidade. “O táxi pode socorrer pessoas doentes e as corridas podem ficar mais baratas. O projeto é bom para a cidade e para a população”. Apesar do parecer contrário da Comissão de Legislação e Justiça, o projeto foi votado e aprovado pelo plenário.

Em 12.04.11, às 17h45.