Projeto de lei cria PCCV dos ADIs

Para enquadrar os auxiliares de desenvolvimento infantil na rede do magistério, através de um plano de cargos, carreiras e vencimentos, o PCCV, a vereadora Aline Mariano (PSDB) elaborou e deu entrada a um projeto de lei para regularizar a situação desses profissionais. Ela argumenta que a missão dos ADIs é auxiliar os professores no processo de ensino-aprendizagem e no planejamento e execução das atividades do desenvolvimento das crianças. “O papel de educar não se limita apenas à aplicação de conceitos ou conteúdos aos educandos”.

O projeto está tramitando na Câmara do Recife e já recebeu a adesão de diveros pralamentares que manifestaram apoio à iniciativa. Como o líder do governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN).   Ele garantiu que vai ser publicado nos próximos dias, no Diario Oficial, a criação de uma Comissão paritária, formada pelo governo, sindicatos e representantes dos ADIs, para discutir o PCCV, e no prazo de 90 dias enviar documento elaborado para apreciação dessa Casa Legislativa. “O prefeito tem compromisso com a educação, como demonstram os investimentos que estão sendo realizados. Todo dinheiro que vier do pré-sal será destinado à educação e isso demonstra o interesse dessa gestão em fazer educação de qualidade. Estamos resgatando e melhorando as condições de ensino e da educação. Vemos com bons olhos o pleito dos ADIs”.

Aline frisou que a categoria reivindica o reconhecimento pedagógico e a valorização profissional através do plano de cargos e carreiras, da redução da jornada de trabalho semanal e da adequação de todos os Cemeis no padrão nacional. “O primeiro ponto do projeto determina o reconhecimento dos ADIs como parte do grupo ocupacional do magistério, mas quer também garantir 200 dias de expediente por ano letivo, com recesso no meio do ano, e carga horário de 30 horas semanais sem redução de vencimentos. O auxílio alimentação que será retirado em função de carga horária menor deverá ser incorporado ao salário”.

Raul Jungmann (PPS) disse que o projeto de lei podia contar com o apoio e voto de toda a bancada de oposição liderada por ele na Casa. André Régis (PSDB) ressaltou que a luta dos ADIs é justa e necessária, acrescentando que o projeto é uma proposta de grande relevância. “A gente perde tempo discutindo trivialidades, enquanto discutir nosso futuro é discutir a educação de nossas crianças. Pesquisas demonstram que todo investimento em educação tem retorno garantido”.

Jayme Asfora (PMDB) desde já declarou apoio ao projeto que ajuda a categoria a se qualificar e ter melhores condições de trabalho. “Sou servidor público e entendo que valorizar o servidor é valorizar a população que ganha com melhores serviços prestados. O PCCV é fundamental para o bom desempenho de qualquer profissional”. Jairo Britto (PT) lembrou que também é professor e entende que o trabalho do professor é complementar ao dos auxiliares de ensino. “Eles são os profissionais que cuidam de crianças pequenas, na educação de base. São formadores da base do ensino e precisam ser valorizados e qualificados dentro da carreira pedagógica. E a saída para isso é o PCCV”.

 

Em 25/03/2014 às 17h29