Projeto limita emissão de monóxido de carbono em estacionamentos

Projeto de lei que está tramitando nas comissões temáticas da Câmara do Recife, de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), restringe os limites de tolerância de emissão de monóxido de carbono em estacionamentos fechados, oficinas e autopeças e estabelece medições periódicas.

De acordo com o projeto fica estabelecido o limite de 25 ppm (parte por milhão) para o nível de monóxido de carbono nos estacionamentos fechados, oficinas e autopeças, localizados no Recife. A proposta detalha os limites de tolerância e concentração máxima, bem como explica o que é considerado ambiente fechado. Prevê multa e tempo para adequação ao projeto, caso se torne lei.

Na justificativa o vereador lembra que a Constituição Federal trouxe inúmeros direitos relacionados à categoria dos trabalhadores, partindo do pressuposto de que a ordem econômica funda-se na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, procurando assegurar a dignidade da pessoa humana. “Também com a origem econômica, surgiu o princípio do poluidor-pagador, um dos principais no tocante à preservação ambiental, aplicável através do procedimento de fiscalização municipal e que se enquadra no ambiente de trabalho com caráter punitivo”. 

De acordo com o vereador, o projeto de lei pretende regulamentar as emissões de gases nocivos dentro dos estacionamentos da cidade, tanto os internos, como os de shopping centers, quanto os fechados, ocasionando riscos graves à saúde do trabalhador e aos clientes com o acúmulo do monóxido de carbono, gerados pelos veículos. Também pretende estipular medidas a estes estabelecimentos para que controlem a qualidade do ar no ambiente de trabalho, com o intuito de conscientizar o empregador na aplicação e no respeito aos textos legais e à Constituição.

 Em 16.01.13, às 13h36.