Projeto obriga divulgação de animais apreendidos

A Prefeitura do Recife poderá ser obrigada a inserir e divulgar, no seu site oficial, fotos, características raciais e o local da apreensão dos animais abrigados na Seção de Controle de Zoonoses da cidade. O projeto de lei, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), foi aprovado por unanimidade na Casa e já seguiu para sanção do Executivo. Ele agradeceu o apoio dos colegas durante a reunião plenária desta terça-feira, 08. “Isso vai possibilitar que por meio da internet os animais desaparecidos sejam encontrados pelos seus donos, reduzindo o número de animais abandonados pelo município, bem como prevenindo agravos à saúde pública e ao meio ambiente”.

De acordo com o projeto, as fotos deverão permanecer no site oficial da Prefeitura Municipal do Recife por no mínimo cinco dias úteis, contando-se o dia da apreensão. Os animais disponíveis para adoção também deverão ter suas fotos inseridas no site oficial, sendo também divulgadas na internet as datas das feiras de adoção de cães e gatos. Ainda segundo a proposta, o Executivo deverá divulgar em seu site oficial, de forma permanente, campanhas educativas e de vacinação de animais, bem como informações sobre guarda responsável, a fim de prevenir o abandono de cães e gatos.

“O Centro de Vigilância Animal do Recife não tem condições de receber tantos animais e muitas vezes, os doentes convivem com os saudáveis, mas fico mais tranquilo porque o secretário municipal Rodrigo Vidal me informou que os doentes serão transferidos para um local reservado”, destacou o vereador. Ele também fez um apelo à prefeitura para que contrate novos veterinários. “Atualmente o CVA só dispõe de cinco profissionais e a necessidade seria de, no mínimo, 11 veterinários”.

 Em 08.10.13, às 16h42.