Vereador chama atenção para problemas da Região Metropolitana

Uma reportagem do jornal Folha de Pernambuco, publicada no último domingo, sobre os problemas comuns vivenciados pelas cidades da Região Metropolitana de Recife (RMR), levou o vereador Raul Jungmann (PPS ) à tribuna nesta segunda-feira, 11. De acordo com o parlamentar, executivos da RMR estão se reunindo para tratar de questões comuns à região. “Se prestarmos atenção, os problemas do Recife não nascem, nem se resolvem apenas no Recife. Podemos citar o problema da mobilidade, do lixo, da água e da segurança, por exemplo”.

O parlamentar chamou a atenção  para a necessidade de se unir as câmaras municipais   em torno destes assuntos e solicitou  ao presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB),  que encabeçasse  esse movimento de “metropolitização”. “A Constituição Federal de 1988 foi madrasta porque não incorporou a dimensão metropolitana na Carta. Disso resulta que não há como administrar  tais questões. Portanto, é fundamental que as Câmaras,  representantes legítimas da sociedade, se enlacem, para resolver  as situações comuns”.

O líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN),  afirmou que é relevante a discussão das grandes metrópoles envolvendo cidades vizinhas. “O Recife  recebe pessoas  que dormem nos seus  municípios e aqui trabalham. Portanto,  não há  como falar dos problemas do Recife, sem falar das questões das cidades limítrofes”.

O vereador Jaime Asfora (PMDB)  lembrou do papel importante desenvolvido  pelo Parlamento Metropolitano e lamentou que o Recife não seja mais atuante  no grupo,  que tem como objetivo reunir representantes das 14  câmaras municipais da RMR.

Coube ao vereador  Vicente André Gomes (PSB) lembrar que o Parlamento foi uma iniciativa do ex-vereador Josenildo Sinesio (PT). Ele destacou que “é de suma importância convidar os presidentes das Casas legislativas  para discutirem assuntos comuns e  criarem formas de  trabalho,  destinadas a melhoria de vida da população, numa fina sintonia de convivência”.

 

Em 11.03.2013, às 20h.