Raul Jungmann pede limpeza do Canal do Prata

Em visita de fiscalização à comunidade do Rio da Prata, no Ibura, o vereador Raul Jungmann (PPS) constatou que o canal do Prata havia transbordado com as chuvas e os moradores da comunidade estavam com dificuldade de chegar ao Posto de Saúde. Segundo ele, não havia médicos, à exceção de uma médica cubana do Programa Mais Médicos e o guarda municipal. “Uma senhora disse que na Policlínica do Ibura não havia medicação para o filho especial, além da dificuldade de chegar até lá devido à sujeira. Isso impõe imediata atuação do poder público em relação à presença dos profissionais e da limpeza do canal”.

Gilberto Alves (PTN) disse que a gestão sabe da precariedade do PSF, mas lembrou que a Prefeitura fez um diagnóstico de todo o setor de saúde. Segundo ele, foi com base nesse diagnóstico que as Upinhas estão sendo construídas, inclusive naquela área. “O investimento da Prefeitura em saúde no ano passado foi de R$ 40 milhões. Está sendo feita a requalificação de postos de saúde e novas unidades estão construção”.

Almir Fernando (PCdoB) disse que esteve na comunidade e de fato a retificação do canal é necessária, mas a PCR conseguiu recursos e investimentos para começar a reconstrução do canal. Aline Mariano (PSDB) elogiou o trabalho de fiscalização do colega e lembrou que a saúde tem sido um gargalo nas administrações municipais. “Já estamos com um ano de governo e as ações ainda estão sendo estruturadas. Não adianta obras de estrutura se não houver profissionais para atender. É preciso que as coisas saiam do papel”.

Michele Collins (PP) frisou que o programa Mais Médicos foi muito criticado e, no entanto, apenas uma médica cubana se encontrava no PSF. “Sugiro que as pessoas da comunidade venham na terça-feira à reunião da Comissão de Direitos Humanos para cobrar do secretário de Saúde”. Eurico Freire (PV) também parabenizou o colega pelo trabalho de fiscalização.

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara do Recife, lembrou que Roma não foi feita em um dia, mas que as coisas estão em andamento como a construção das Upinhas 24 horas, duas já em funcionamento. “O trabalho está sendo feito e com celeridade”. Uma comissão de vereadores recebeu os moradores da comunidade e marcou audiência para amanhã, 19, às 11 horas com o secretário de Saúde.

 

Em 18/03/2014 às 18h10