Recife poderá ter escola de ciclismo

Se depender do projeto do vereador Davi Muniz (PROS) o Recife terá uma escola municipal para educação de trânsito para o ciclismo. Segundo ele, todos os dias cresce a adesão às bicicletas como meio de transporte alternativo, “seja por conta dos valores das tarifas do transporte coletivo e sua qualidade, seja pelos transtornos dos engarrafamentos ou por uma consciência ambiental e busca por melhor qualidade de vida, na tentativa de obter uma maior mobilidade do deslocamento diário”.

Davi diz que aumenta o número de ciclistas pelas ruas e avenidas da cidade e região metropolitana, criando disputa entre carros, ônibus e pedestres. Da mesma forma cresce o número de acidentes envolvendo ciclistas, principalmente daqueles que se utilizam da bicicleta para chegar ao trabalho. “O projeto tem uma proposta educativa e de preocupação com aqueles que encaram como alternativo e necessário o uso da bicicleta.  Não basta apenas a construção de ciclovias, é preciso educar o cidadão para utilizar as ciclovias de maneira correta e consciente, fazendo desse meio de transporte um meio seguro, pois sabemos da necessidade de garantir a bicicleta como meio de transporte saudável e consciente”.

O parlamentar argumenta que criar as ciclovias não é o suficiente para garantir o direito de ir e vir, sem educar sobre os sinais de trânsito, sem o uso dos equipamentos de segurança, que devem se tornar obrigatórios.


Em 15.07.2014, às 10h04