Recolhimento de lixo por casas de eventos é alvo de projeto de Benjamim da Saúde

Depois de um evento, uma calçada tomada por resíduos e sacos de lixo. Quem nunca se deparou com cenas como essa no Recife? Para lidar com o problema, o vereador Benjamim da Saúde (PEN) quer a responsabilização das casas de shows e eventos da cidade. Em junho, ele propôs o projeto de lei 146/2017, que obriga esses estabelecimentos a recolherem o lixo que produzem e que é deixado no passeio público.

A matéria, que tramita na Câmara do Recife, aguarda pareceres das comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente. Segundo o texto da proposta, os estabelecimentos devem ser obrigados a recolher “o lixo em frente às suas sedes” no prazo de 24 horas após o término do evento. O não cumprimento acarretaria em uma multa diária de R$ 150.

Na justificativa do projeto, Benjamim da Saúde argumenta que existe uma necessidade de se preocupar com os moradores dos locais afetados e com o meio ambiente. De acordo com ele, o lixo proveniente dessas casas de eventos retém os trabalhadores de limpeza pública. “É comum, em nossa cidade, ao final de festas e eventos promovidos por casas de shows, esbarrarmos com muita sujeira na rua, que, por muitas vezes, se perpetua no local até que nossos garis e responsáveis pela varrição municipal passem – e fiquem presos por horas e horas em frente aos locais em que os eventos acontecem para fazer a limpeza.”

Em 17.07.2017, às 10h06