Representantes da Câmara participam do corte do bolo do Recife

Para festejar junto com o Recife, que comemorou 476 anos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. A comemoração, na manhã desta terça-feira, 12, ocorreu na Praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo, e contou também com a presença de 14 vereadores, todos os secretários munic ipais, o vice-prefeito Luciano Siqueira e o vice-governador João Lyra Neto.

Eram 10h10 quando o prefeito Geraldo Júlio cortou o bolo que tinha 476 quilos, exatamente o número de anos que a cidade completou. Antes, uma banda de frevo tocou o “parabéns para você” e houve queima de fogos.  Ao cortar o bolo, o prefeito desceu do palanque e dirigiu-se a um aluno da rede municipal, a quem entregou o primeiro pedaço. Everton Francisco da Silva, 10 anos, aluno da Escola Municipal Karla Patrícia, de Boa Viagem, comemorou. “Nunca vou esquecer”, disse o garoto.

“Começamos as comemorações do aniversário domingo, no Morro da Conceição e no Parque Dona Lindu. Nesta terça-feira, iniciamos as homenagens à cidade com o plantio de uma muda de árvore logo cedo, às 6 horas, no Jaqrdim Botânico. Serão, hoje, 476 mudas. Até o final da minha gestão serão 100 mil árvores. Esse é o meu presente a esta cidade”, disse o prefeito Geraldo Júlio. O governador Eduardo Campos dise que desejava ao Recife “muita paz e qualidade de vida, pois esse é o grande desafio de toda cidade”.

O presidente da Câmara, Vicente André Gomes, afirmou que “o Recife é uma das cidades mais lindas do mundo e tenho muito orgulho de ter nascido na capital de Pernambuco”. Para ele comemorar o aniversário “é uma forma carinhosa de demonstrar o afeto à cidade”. Se ele pudesse, daria de presente ao Recife, no dia do aniversário, “uma vida mais tranquila e uma melhor qualidade de vida para todos os recifenses”.  Além do presidente da Casa de José Mariano, estiveram presentes os vereadores Almir Fernando (PCdoB), Eduardo Chera(PTN), Amaro Cipriano Maguari  (PSB), Carlos Gueiros (PTB), Eurico Freire (PV), Estéfano Menudo (PSB), Aerto Luna (PRP), Jaderval de Lima (PTN), Gilberto Alves (PTN), Michele Collins (PP), Eriberto Rafael (PTC), Romerinho Jatobá (PR) e Aderaldo Pinto (PRTB).

As homenagens ao Recife, na Praça do Arsenal da Marinha, começaram às 9 horas com apresentações da Orquestra de Frevo 100% Mulher e do bloco Pierrot de São José. Prosseguiram com o Maracatu Mirim Nação Estrelar, Afoxé Ilê de Egbá e dos passistas campeões de 2013. O bolo do aniversário tinha sete metros de comprimento e três de largura. A confecção da iguaria envolveu 22 pessoas da Padaria São Braz, na receita gigante que utilizou 350 quilos de uma pré-mistura preparada com farinha de trigo, açúcar e fermento, 2100 ovos e 140 litros de leite. O recheio de creme foi feito com baunilha e leite.

Após o corte do bolo foi realizado, com a participação das pessoas que se interessavam em curtir a cidade, um tour paranorâmico nas ilhas do Recife. O circuito começou na Praça do Arsenal e o passeio destacou o Forte do Brum, o Paço Alfândega, o Forte das Cinco Pontas, a Casa da Cultura e a Rua da Aurora. O tour fez uma parada na Rua do Imperador para completar o Gabinete Português de Leitura, a Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e a Capela Dourada.  O passeio seguiu ainda pelo Convento Franciscano de Santo Antônio, o Museu de Arte Sacra e a Praça da República.


Em 12.03.2013, às 12h05.