Reunião solene comemora o Dia do Idoso

Por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB), a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (8) uma reunião solene em homenagem ao Dia Municipal do Idoso, ocorrido no dia 1º de outubro. A data, que coincide com o Dia Nacional do Idoso, foi criada pela lei municipal 18.009/2014, de autoria da parlamentar. A solenidade foi assistida por diversas entidades ligadas ao apoio ao idoso, como Programa de Apoio à Terceira Idade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco (PROATI).

Em seu discurso, Aimée Carvalho destacou a importância da pessoa idosa para a sociedade. “Honrar o idoso é reconhecer sua importância na construção da sociedade que desfrutamos hoje. O idoso é uma ponte entre o passado e o presente, assim como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro. É no presente que os dois se encontram. Atrelados pelo respeito e gratidão, precisam caminhar em harmonia”, refletiu.

A parlamentar também recuperou os avanços feitos em relação às políticas de proteção aos idosos. “A Organização Mundial das Nações Unidas criou um plano internacional sobre o envelhecimento, visando atender às suas preocupações e necessidades. No Brasil, o Estatuto do Idoso dispõe sobre o papel da família, da comunidade, da sociedade e do poder público de assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação de seus direitos. E a boa notícia aqui foi a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, matéria de autoria do Poder Executivo que foi aprovada pelos vereadores desta casa no dia 29 de agosto”. Aimée Carvalho finalizou seu pronunciamento com a leitura de uma poesia.

A promotora de justiça da pessoa idosa Luciana Maciel Dantas participou da mesa da reunião e discursou na tribuna da Casa de José Mariano. “Se a sociedade brasileira tem avançado, devemos isso às pessoas idosas que vieram antes de nós, que trabalharam e fizeram com que nossos direitos políticos fossem reconhecidos. Reconhecer o valor da pessoa idosa é reconhecer todo esse esforço e também crer, ter esperança. Hoje se fala tanto em crise, como se não houvesse como crer no amanhã. Quem é idoso deve pedir a seus filhos para não perder a esperança. Com nosso esforço, vamos vencer e construir cidadania”, disse.

Também presente na mesa da solenidade, o secretário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pernambuco Sérgio Correia enalteceu o trabalho do PROATI. “É um projeto de apoio à terceira idade que cuida do idoso em cada Assembleia de Deus de Pernambuco. Em cada congregação tem uma equipe que acompanha o idoso com o assistencialismo e com a comunidade necessária”, explicou o secretário. Em sua intervenção, ele citou passagens da Bíblia e ressaltou a importância social do livro.

A gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife Cacilda Medeiros também subiu à tribuna durante a reunião. Ela falou das melhorias promovidas pela pasta para o bem-estar da pessoa idosa, como o projeto Navegar É Preciso, que oferece turmas de ensino de informática exclusivas para maiores de 60 anos. “A promoção de direitos das pessoas idosas é muito difícil. Ela só é possível por conta de pessoas como a vereadora Aimée Carvalho e a promotora Luciana Maciel Dantas. Este é um momento muito rico que não pode deixar de acontecer”, elogiou.

A solenidade foi pontuada por músicas interpretadas ao vivo pela cantora Iony Barros, com acompanhamento instrumental de Ananias Junior. A reunião foi presidida pelo vereador Eduardo Marques (PTB).

Em 08.10, às 12h38