Reunião solene faz homenagem a danças folclóricas do Recife

O plenário da Câmara Municipal ganhou colorido e animação, na tarde desta sexta-feira, 2, durante reunião solene que homenageou duas danças tradicionais do folclore pernambucano, o Caboclinhos e a Tribo de Índios, executadas no Carnaval do Recife. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), autor de projetos de lei que reconhecem a importância cultural dessas manifestações. “A solenidade comemorou o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, que foi criado por uma proposição de nossa autoria; e ao mesmo comemorou os Caboclinhos e as Tribos de Índios como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, conforme proposição que também apresentei na Casa de José Mariano”, disse o vereador.

Durante a solenidade diversos estandarte de grupos de Caboclinhos e  de tribos de Índio foram exibidas no plenário, onde caboclos e índios estavam fantasiados com cocares e adornos de pena e cintas nos pulsos e tornozelos. Como se tratam de manifestações de danças, os brincantes trouxeram instrumentos musicais e apresentaram os ritmos e baques no pátio interno da Câmara após a solenidade. “É importante manter viva nas pessoas a história dos nativos do nosso país; ressaltar a importância dessas agremiações carnavalescas no resgate da cidadania e da dignidade de muitas crianças, adolescentes, jovens e adultos, bem como no impacto na economia da cultura”, afirmou Almir Fernando.

A solenidade foi presidida pelo vereador Chico Kiko (PP), que compôs a mesa com o dirigente da Associação dos Caboclinhos e Tribos de Índios do Recife, Jefferson Roberto Cosme dos Santos; o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja; o chefe de reportagem da TV Globo, Bio Antero; e o produtor cultural Williams Santana, representando a Secretaria de Cultura do Recife. O vereador Aderaldo Pinto (PSB) esteve presente na solenidade. O Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio é previsto no Projeto de Lei nº 145/2016 e o reconhecimento de ambas as manifestações como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, estabelecido no Projeto de Lei nº 127/2017. “Esta é uma tarde comemorativa. Estou homenageando também os caboclinhos e as tribos de índos premiadas no Concurso de Agremiações Carnavalescas 2017 do Recife”, disse.

Para o vereador os grupos fazem um trabalho que vai além do incentivo ao Carnaval e à cultura e se configuram como uma importante ferramenta de ação social, o registro e a preservação das expressões culturais do carnaval do Recife. “Crianças, jovens e adultos se envolvem a ponto de tornar-se a agremiação uma extensão de suas famílias, cujo principal objetivo é a união, o respeito ao próximo, a cordialidade, incentivando o companheirismo e a amizade”, assegurou.

Almir Fernando fez um breve histórico das danças folclóricas. Os Caboclinhos, segundo ele, são uma manifestação popular, originária da mescla indígena, que expressam um forte sentimento nativista. Os Caboclinhos são oficialmente reconhecidos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. A honraria foi concedida, por unanimidade, em novembro de 2016, no Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na sede do Instituto Histórico e Artístico Nacional -IPHAN, em Brasília. Já as Tribos de Índios são oriundas do Estado da Paraíba, mas foram incorporadas ao Carnaval do Recife, sendo muitas vezes confundidas com os caboclinhos. Apresentam danças bastante complexas, acompanhando o ritmo marcado pela musicalidade indígena, com temáticas ligadas à luta, guerra, morte e ressurreição.

A solenidade homenagem e entregou placas comemorativas à Associação dos Caboclinhos e Tribos de Índios do Recife além dos campeões e vices do Concurso de Agremiações Carnavalescas 2017 do Recife. Receberam a honraria a Tribo Indígena Carijós do Recife; a Tribo Indígena Kapinawa (Recife); a Tribo Indígena Tapirapé (Recife); o Caboclinhos Tainá (Recife); Tribo de Índios Tupiniquins (Recife); Tribo de Índio Tupi Guarani (Olinda); Índios Tabajaras (Goiana); e a Tribo Indígena Orubá (Goiana).

 

No discurso de agradecimento o dirigente da Associação dos Caboclinhos e Tribos de Índios do Recife, Jefferson Roberto Cosme dos Santos, reconheceu a  importância de se homenagear as manifestações folclóricas. “Não podemos deixar nossas raízes no esquecimento. Temos orgulho de nos apresentarmos no carnaval recifense e por isso, peço a força e a união de todos para mantermos fortes nossas tradições”, disse. O produtor cultural Williams Santana falou como representante da Secretaria de Cultura do Recife e disse que a solenidade confirmou que o vereador Almir Fernando “tem um olhar diferenciado, pois homenagear as bases da cultura”.

 

Em 02.06.2017, às 17h.