Rogério de Lucca destaca ações na saúde

O vereador Rogério de Lucca (PSL), que também é médico, ressaltou projetos de sua autoria voltados à melhoria da saúde da população do Recife. Na reunião plenária desta segunda-feira, 29, o parlamentar fez questão de dizer que “a vida dele sempre foi ligada às pessoas da cidade e aos projetos que proporcionam uma melhor qualidade de vida". Durante o pronunciamento, o parlamentar destacou ainda o papel do legislador.

“Gostaria de lembrar  a lei municipal que instituiu a obrigatoriedade da realização do teste sorológico anti-HIV às gestantes, por ocasião do acompanhamento pré-natal. Essa proposta foi criada devido a dificuldade do banco de leite, pois muitas vezes as crianças não tinham prioridade por serem portadoras do vírus. Essa lei garantiu o abastecimento dessas crianças e elas passaram a receber o leite isento do HIV”.

Rogério de Lucca também afirmou que é autor da lei número 16.931, de 2003, que autoriza a Prefeitura do Recife a instituir a analgesia do parto nas maternidades administradas pelo município. A proposta determina que toda a parturiente que desejar a analgesia durante o trabalho de parto terá sua vontade acolhida, quando indicado o bloqueio anestésico. “Ficou instituído o parto sem dor. Nós sabemos que o músculo, ao contrair, provoca a dor. Muitas vezes, as mulheres até chegam a desmaiar. Com essa medida, a criança nasce com mais tranquilidade e a mãe não sente tanta dor”.

Outra lei destacada pelo vereador é a de número 17.830, de 2012, que autoriza o Executivo sobre a obrigatoriedade da Secretaria Municipal da Saúde aplicar gratuitamente a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) na população mais vulnerável com baixa imunidade. “Ela é importante por reduzir o índice do câncer de cólon. A mulher não vai ter o câncer de útero e vai ter uma melhor qualidade de vida”.

Em 29.08.16, às 13h09