Solene celebra 100 Anos do Campeonato Pernambucano de Futebol

O Plenário da Casa de José Mariano recebeu jornalistas, autoridades e grandes nomes do setor esportivo estadual para celebrar os 100 anos do Campeonato Pernambucano de Futebol, durante Reunião Solene promovida pelo vereador Romerinho Jatobá (PR). Eriberto Rafael (PTC) presidiu o evento e a Mesa da solenidade contou com a participação do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho; o deputado estadual José Maurício Cavalcanti; a Secretaria de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti e o presidente da Empetur, André Correia.

Antes de iniciar o discurso, Romerinho Jatobá quebrou o protocolo, pedindo um minuto de silêncio, em memória do ex-jogador da seleção Brasileira, Nilton Santos, considerado uma “Enciclopédia do Futebol”. O parlamentar fez questão de detalhar a história do futebol pernambucano. “O primeiro relato de uma partida de futebol em Pernambuco remete a 1902, ano em que marinheiros ingleses e holandeses, ao desembarcarem no Recife, fizeram uma demonstração do esporte na praia. A novidade atraiu a atenção dos pernambucanos. Em 7 de abril de 1901 foi fundado o Clube Náutico Capibaribe, criado a princípio para a prática de desportos náuticos, notadamente o remo. Apenas em 1905 ocorreu a primeira prática futebolística no Clube. No mesmo ano, em 13 de maio, era fundado o Sport Club do Recife. E, em 3 de fevereiro de 1914, foi fundado o Santa Cruz Futebol Clube, que também se tornaria um dos grandes do esporte no estado.”, disse.

Romerinho Jatobá ainda elogiou os times do estado e a condução dos trabalhos da Federação Pernambucana de Futebol. “Temos o futebol, hoje, como um grande evento e nossos times são aguerridos, com torcedores apaixonados. São três grandes clubes e o Recife considerado como uma cidade privilegiada. O futebol mexe não só com a emoção, mas com toda a economia da cidade, de um estado, com empregos diretos e indiretos. Agradeço a presença de todos aqui, no Plenário da Câmara, e a Federação Pernambucana de Futebol que conduz com seriedade o nosso campeonato.”, disse. Após concluir suas palavras, Romerinho Jatobá entregou uma placa comemorativa ao centenário do campeonato ao presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

Evandro Carvalho agradeceu a iniciativa do vereador e ressaltou a modernização da instituição e do campeonato como grandes desafios em seu mandato. “Quando assumi a Federação, tivemos grande desafio em modernizá-la. Até porque vemos, hoje, um grande movimento no futebol visando levar instituições a reverem seus trabalhos. A FPF mudou o campeonato e somos os únicos que se adequaram ao modelo europeu, antecipando a competição para dezembro, de modo a dinamizar as equipes intermediárias. E nosso compromisso é de modernidade, buscando maneiras de tornar Pernambuco, novamente, um celeiro de talentos, formando grandes equipes e alcançando o maior número de acessos. Nosso estado é sempre um diferencial no Campeonato Brasileiro. É uma honra para mim presidir a Federação, que conta com grandes profissionais, e quero agradecer Romerinho Jatobá pela iniciativa.”,disse. Concluindo a solenidade, Eriberto Rafael elogiou o autor da homenagem e lembrou o crescimento dos times locais. “É importante dizer, aqui, que o vereador Romerinho Jatobá é comprometido com o futebol e essa homenagem é mais do que merecida. Vemos com grande alegria o crescimento dos times do interior. Quero parabenizar todos aqui presentes que fazem esse trabalho com seriedade.”,finalizou.  

Em 28.11.13 às 12h32.