Solene pelo Dia do Engenheiro faz homenagem aos 60 anos do Grupo Queiroz Galvão

O Dia do Engenheiro, comemorado no dia 11 de dezembro, foi lembrado cm a realização de uma reunião solene na manhã desta terça-feira, 17, no Plenário da Câmara, por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT). Na ocasião, o Grupo Queiroz Galvão, com 60 anos de atuação no mercado, foi homenageado, através da entrega da Medalha do Mérito José Mariano a um dos seus fundadores, engenheiro Antônio Queiroz Galvão, representado na solenidade pelo filho, Maurício José Queiroz Galvão, Presidente do Conselho de Administração do Grupo.

O vereador Eduardo Marques (PTB), que presidiu a reunião, convidou para compor a Mesa de homenagem o Secretário de Captação de Relações Internacionais da Prefeitura do Recife, Lauro Carvalho Gusmão; Deputado Estadual José Maurício; Presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Fernando Rodrigues de Freitas; Presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, Alexandre Santos; e Vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (CREA-PE), Arnaldo Cardim.

Há 13 anos prestando homenagens na Câmara aos profissionais e entidades representativas do setor, Jurandir Liberal, que também é engenheiro, disse em seu discurso que os empreendimentos do Grupo Queiroz Galvão geram milhares de empregos e estimulam o crescimento das regiões onde são desenvolvidos, com o princípio de responsabilidade socioambiental que pauta suas ações. “Valores como trabalho, lealdade, confiabilidade e qualidade nortearam essas seis décadas de um grupo que, de uma pequena firma, transformou-se em um dos maiores conglomerados do Brasil”, afirmou.

O homenageado Antônio Queiroz Galvão nasceu no dia 15 de abril de 1923 no município de Timbaúba, mata norte de Pernambuco. No Recife se graduou em  engenharia civil pela Escola de Engenharia de Pernambuco. Junto com o irmão Mário fundou, em 1953, a empresa Queiroz Galvão Ltda. Inicialmente trabalhavam com pequenas obras de saneamento e pavimentação de estradas. Hoje, o grupo possui mais de 50 empresas e cerca de 50 mil funcionários, atuando em mais de 20 países nos setores de construção, desenvolvimento imobiliário, alimentos, siderurgia, energia, saneamento, óleo e gás, engenharia ambiental e indústria naval.

Além de destacar a participação da Queiroz Galvão no desenvolvimento do Estado, através de grandes obras, como a pavimentação da BR 101 Norte e a Via Mangue, Jurandir Liberal ressaltou a atuação do Grupo como patrocinador e apoiador de projetos no campo da educação, saúde, cultura e capacitação profissional. “Os projetos de profissionalização na Refinaria Abreu e Lima engrandecem ainda mais esta empresa”,  exemplificou.  

Após receber a Medalha do Mérito e a Placa comemorativa pelos 60 anos da Queiroz Galvão, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo, Maurício José Queiroz Galvão, agradeceu em nome do pai a homenagem. Falou que a engenharia é uma paixão de família, que hoje já reúne já a terceira geração de profissionais do setor e disse que, mesmo após 60 anos de atuação, a Queiroz Galvão não perdeu de vista as raízes recifenses. “Estimulamos uma cultura de lealdade, de respeito mútuo e de plena responsabilidade sobre atos e atitudes. Estamos inseridos na sociedade e sabemos que os resultados dos nossos trabalhos precisam servir à comunidade”.

Maurício José também destacou várias obras realizadas durante as seis décadas, como a pavimentação das Avenidas Sul e Norte, Agamenon Magalhães e Boa Viagem, o Contorno do Recife, na BR 101, a Segunda Ponte do Pina, obras de infraestrutura urbana no bairro do Ibura e da orla de Brasília Teimosa. “Sermos reconhecidos no lugar ao qual, em nossas mentes e corações, sempre pertencemos, ‘a nossa casa’, nos deixa a todos muito emocionados. Esse é certamente um momento que ficará marcado para sempre na nossa memória e na história de nossas empresas”, finalizou.

Amigos do homenageado, funcionários do Grupo Queiroz Galvão e os vereadores André Ferreira (PMDB), Almir Fernando (PCdoB), Gilberto Alves (PTN), Wilton Brito (PHS), Priscila Krause (DEM) e Romerinho Jatobá (PR) participaram da solenidade.

 

Em 17.11.2013, às 15h24.