Tenente-brigadeiro recebe cidadania recifense

Comandante Geral de Operação Aérea da Aeronáutica, o Tenente-Brigadeiro Gilberto Saboya Burnier é o mais novo cidadão recifense. O título foi entregue na tarde desta quinta-feira, 17, por iniciativa do vereador André Ferreira (PMDB), em uma reunião solene prestigiada por várias autoridades militares, amigos e familiares do homenageado e com a participação da banda da Base Aérea do Recife. O Brigadeiro Burnier já esteve à frente do Comando Aéreo Regional de maior importância do Nordeste, o II Comar, localizado na capital pernambucana.

O vereador lembrou da trajetória pessoal e profissional do Tenente-Brigadeiro, natural do Rio de Janeiro. De Aspirante Aviador, declarado em 1971, ao mais alto posto da estrutura hierárquica da Aeronáutica em tempo de paz, o de Tenente-Brigadeiro-do-Ar. “Em 2006, quis o destino que ele viesse comandar o II Comar, onde tem desempenhado suas funções de forma competente e profissional, participando ativamente de nossa cidade e exercendo com respeito à investidura dos postos que tem ocupado”.

André Ferreira falou também do projeto “Uma força para a Educação”, onde alunos de diversas instituições de ensino visitam o II COMAR e participam de eventos destinados ao resgate dos valores cívicos, e destacou a responsabilidade de propor a nova cidadania. “Como é bom ter a certeza de que este Título é merecedor. Não basta ser Cidadão do Recife. O importante é procurar manter o mesmo procedimento em relação à cidade que lhe adotou. Defendendo-a, e, acima de tudo, respeitando-a. Esses procedimentos são característicos de homens como você”.

Ao agradecer a cidadania, o Brigadeiro Burnier falou do orgulho em representar o povo do Recife. “É um gesto de carinho e muito mais do que pelo que eu tenha feito por essa cidade. A homenagem é para todos os militares dessa corporação”. Ele também destacou sua participação na Associação Asa Branca. “É um projeto que já garantiu a mais de 1.000 jovens o aprendizado de um ofício e de valores morais. Coube também a mim, com muita honra, a doação para a Prefeitura de um terreno da Aeronáutica em Boa Viagem para a criação de um parque”. O homenageado também destacou a importância do Projeto Bandeiras, que consiste no hasteamento da bandeira e no canto do hino nacional nas escolas conveniadas do Recife.

Participaram da Mesa o Brigadeiro Raul Botelho, o Major-Brigadeiro Hélio Paes de Barros, o General de Brigada Geraldo de Matos Filho e o deputado estadual Manoel Ferreira. A solenidade, presidida por Jurandir Liberal (PT), também foi prestigiada pelos vereadores Osmar Ricardo (PT) e Almir Fernando (PCdoB).

Em 17.02.2011, às 17h31.