Título de cidadão para um Chef

Hugo Provout, referência na gastrono-mia do Recife, além de Chef de Cozinha renomado, agora vai ser cidadão recifense. Por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB) ele recebeu, ontem, a honraria na Câmara Municipal cercado de amigos e admiradores. Ele é natural de Ubatuba, litoral de São Paulo. Jayme conta que o chef, já aos 18 anos de idade, começou a trabalhar na co-zinha. Para isso cursou o Senac, em Águas de São Pedro, São Paulo, e logo começou a atuar em restaurantes paulistas, ao lado de nomes como Emmanuel Bassoleil, Erik Jacquin e o mestre da cozinha francesa Laurent Suaudeau.

Mas, em 2003 ele chegou ao Recife para chefiar o restaurante Mingus. “A car-reira de Hugo foi sempre ascendente. Em 2011 e 2012 foi eleito o “Melhor Chef de Recife” pela revista Veja, Guia Comer e Beber, pelo trabalho no Bistrô du Vin”.

O vereador destacou que  Hugo procurou utilizar temperos nordestinos, em mix próprio, internacionalizando a co-zinha recifense, além de ter criado um marco no circuito gastronômico. “Ele criou eventos, criou festivais de gastronomia, e  representou a cidade em diversos locais, disseminando a boa culinária daqui. Ele merece a homenagem”.

O vereador lembrou que depois de 75 anos d ellançado, o livro de Gilberto Freyre “Assucares”, que à época causou críticas, era um precurso da gastronomia recifense e pernambucana, e hoje a gastrô ocupa lugar de destaque no país, sendo o Recife um dos polos mais importantes no ramo. “Hugo Provout se insere nesse contexto que faz do Recife esse polo gastronô-mico de grande importân-cia”.

Hugo Provout contou que tem muito amor pela cidade e a escolheu para viver, tanto assim que trouxe sua família para cá. “Esse títu-lo é como um abraço que recebo dos recifenses. Tornei-me refém daqui. Ser filho do coração é ser escolhi-do”. Ele disse ainda que o Recife é uma cidade plural e mágica e que havia fica-do refém também de seus sabores. “Ninguém chega sozinho em lugar algum. Por isso agradeço à minha família, aos amigos, e ao vereador Jayme Asfora pela honra de me concedido esse Título”.

Em 17.02.2014, às 12h16