Wanderson Florencio pede melhorias no Jardim Botânico

Criado em 1960, o Jardim Botânico do Recife ocupa mais de 10 hectares e faz parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado. Mas o local, testemunho da biodiversidade da mata atlântica, está precisando de cuidados, segundo o vereador Wanderson Florencio (PSDB). Na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o parlamentar cobrou da prefeitura do Recife a requalificação do Jardim, prometida pelo executivo para o último mês de agosto.

“Estive lá e o prazo não foi cumprido. O orquidário está sujo, fechado e em estado de desabamento, no jardim sensorial e no jardim ecumênico não há uma planta sequer. Prometeram também novas muretas de entrada e que nos finais de semana o espaço seria aberto à população porque hoje só existem as visitas agendadas e as de escolas”, ressaltou o parlamentar. Ele disse ainda que entrou com um pedido de informação para saber sobre a empresa responsável pela requalificação, valores, o que será feito, além da relação nominal dos funcionários do local.

Para o vereador André Régis (PSDB), o Jardim Botânico é um espaço público de qualidade que não pode ser usufruído por falta de condições. “A população não tem esse local como área de lazer, de conhecimento e até de turismo. Lamento esse estado de abandono e a demora em se tomar uma iniciativa”. Ele também cobrou do governo federal melhorias nas BRs 232 e 101, vias de acesso ao Jardim Botânico.

Já o vereador Raul Jungmann (PPS) lembrou que o Recife possui 25 Zonas Especiais de Proteção Ambiental – Zepa. Mas segundo ele, esses espaços podem desaparecer porque estão sem qualquer tipo de cuidado e proteção. “Em qualquer cidade do mundo, isso seria uma joia, mas por aqui quem mora no entorno teme porque não vê funcionalidade e quem mora distante também não vai. Sem função e interpelação com a cidade, elas estão morrendo”. 

Mas o líder do Governo na Casa, vereador Gilberto Alves (PTN), respondeu às críticas e disse que não há negligencia por parte do governo em relação ao Jardim Botânico e que já está em elaboração no executivo municipal um redimensionamento no local. “A Secretaria de Meio Ambiente vai implantar jardim de plantas tropicais e também uma recém-chegada coleção de palmeiras. O investimento inicial de R$ 350 mil foi ampliado para R$ 1,4 milhão e o novo prazo de entrega será novembro desse ano. O aditamento do prazo é em função de uma melhora significativa no Jardim Botânico”.

 

Em 16.09.2013, às 18h15.