Vereador comemora documento que agilizará doações de órgãos

A Secretaria Estadual de Saúde, a Defensoria Pública e o Ministério Público assinaram ontem (15), um termo de cooperação técnica com o objetivo de desburocratizar as autorizações necessárias para possíveis doadores de órgãos que não têm parentes de até segundo grau ou cônjuge. A notícia foi comemorada pelo vereador Eurico freire (PV), durante Reunião Plenária desta terça, 16.

“Pela lei, somente os familiares podem autorizar o procedimento da retirada dos órgãos e, quando eles não existem ou não são localizados, muitas vidas são perdidas. Com este avanço, a partir do momento em que for constatada a morte cerebral, as centrais de transplante vão entrar em contato com a Defensoria Pública, que vai ter o papel de confeccionar ações de autorização judicial, o Ministério Público irá entrar com o parecer e no prazo máximo  de 24 horas muitas vidas vão ser salvas”, disse.

Ainda de acordo com Eurico Freire, a falta de informação e o preconceito acabam limitando o número de doações obtidas de pacientes com morte cerebral. “Segundo o levantamento da Central, de janeiro a agosto deste ano, forma notificadas 376 mortes encefálicas, mas, somente 87 famílias (57%) autorizaram a doação. Para conscientizar a população, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) irá lança uma campanha ainda esta semana sobre a negativa familiar que visa quebrar essa barreira do preconceito que ainda existe em relação à doação de órgãos. Fiquei muito feliz com esta notícia. Cerca de 13 mil pessoas estão precisando  de transplante e doações e, para muitos pacientes,  é a única forma de salvar vidas. Mesmo no momento de dor, é preciso lembrar que a doação de órgãos de um ente querido vai salvar vidas, é preciso refletir e adotar esse gesto de amor ao próximo”, disse.

No final do discurso, o vereador Eurico Freire lembrou o projeto de lei, de sua autoria, que estabelece uma data para entrar no Calendário Municipal, assim como a inclusão de uma semana de esclarecimentos e incentivos à doação de órgãos. “O PL 77/2014 encontra-se em análise nas Comissões e venho pedir aos meus pares para que agilizem os pareceres e que possamos votar a matéria no Plenário, o mais rápido possível”, disse.

Em 16.09.14 às 16h34.